Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Capacitação em Gestão da Inovação para Empresas Estabelecidas

04/11/2013 @ 19:00 - 08/11/2013 @ 22:00

Divulgação - Capacitação empresas formadas NAGI
O NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação), financiado pela FINEP e coordenado pelo prof. titular Mario Sergio Salerno do Depto. de Engenharia da Produção da Escola Politécnica da USP, está organizando um curso de capacitação em Gestão da Inovação para Empresas Estabelecidas.

Esta capacitação presencial será uma oportunidade para empreendedores e gestores de empresas aprofundarem seus conhecimentos em Gestão da Inovação, além de desenvolver competências específicas para lidar com os problemas em inovação mais comuns.

A capacitação foi planejada em termos de estrutura, escopo, objetivos e conteúdo para a realidade das empresas estabelecidas.

Inscrições prévias são requeridas. Para tanto, é necessário enviar um e-mail para o lgi@usp.br. Além disso, o pré-requisito para participar da capacitação é cadastrar a empresa no site: www.pro.proli.usp/nagi

NAGI-FINEP – CURSO PRESENCIAL – 15 horas

1.  GESTÃO DA INOVAÇÃO – INTRODUÇÃO

  • Conceito de inovação
  • Tipos de inovação – inovação incremental x radical.
  • Inovação como estratégia de negócio
  • O processo da inovação: atividades e processo decisório.
  • Modelos do funil e stage-gates.
  • Cadeia de Valor da Inovação: da geração de ideias à sua difusão para o mercado em forma de produtos e serviços bem sucedidos.
  • Inovação aberta.

2. GERAÇÃO DE IDEIAS E CRIATIVIDADE

  • Princípios básicos de criatividade – grupos heterogêneos, tempo, liberdade de opinião
  • Técnicas e ferramentas para geração de ideias: brainstorming, lado direito x lado esquerdo, 5W1H, 6 chapéus, Triz
  • O processo criativo: da criação à implantação de novas ideias
  • Processo geral de solução de problemas

3. TRANSFORMAR IDEIAS EM PROJETOS A SEREM AVALIADOS

  • Plano de negócios
  • Técnicas financeiras:
  • ü Valor do dinheiro no tempo
  • ü Cálculo do VPL e TIR (ROI)
  • Análise de mercado: posicionamento do produto no mercado; projeção de vendas; precificação e projeção de vendas.
  • Limitações das técnicas financeiras para projetos mais radicais. Técnicas qualitativas.
  • Make or buy e análise de riscos.

4. GESTÃO DE PROJETOS (3h)

  • Conceitos e Terminologias Básicos
  • Processos de Projeto: Concepção, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento
  • Concepção de Projetos: Ciclo de Vida; Premissas e Restrições; Stakeholders do Projeto
  • Planejamento de Projetos: escopo; prazos; custos; recursos humanos; comunicação; qualidade; contratos e fornecimento; e riscos
  • Execução e Controle: controle de escopo e mudanças; controle dos prazos e dos custos; controle da qualidade; relatórios de performance; e reuniões de acompanhamento
  • Encerramento: contratuais e administrativo; o aceite: aceitação formal do projeto pelo cliente; e lições aprendidas
  • Abordagem ágil de gestão de projetos

5. ESTABELECENDO PLANO DE INOVAÇÃO

  • Começar: cópia inteligente – estratégia japonesa, coreana, chinesa…
  • Análise de atributos e engenharia e análise de valor
  • QFD: Desdobramento da Função da Qualidade para análise de necessidades dos clientes e atributos do produto
  • Projeto da cadeia de valor da inovação da empresa
  • Geração de modelos de negócio
  • Identificação de stakeholders no ecossistema
  • Mapeamento de parceiros para inovação.
  • Criação do cliente e do mercado – técnicas de lean start up
  • Apoio estatal à inovação

Detalhes

Início:
04/11/2013 @ 19:00
Fim:
08/11/2013 @ 22:00
Evento Category:
Site:
http://www.pro.proli.usp/nagi

Organizador

Mario Salerno

Local

PRO
Av. prof. Almeida Prado, 128.
São Paulo, SP 05508-070 Selecione um país:
+ Google Map