Fundação Vanzolini lança livro em comemoração aos seus 50 anos de história

A industrialização no Brasil tem a participação decisiva da Engenharia de Produção. Essa disciplina foi introduzida no Brasil pelo professor Ruy Leme, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1955. Foi a Engenharia de Produção que criou a chamada administração científica no país, uma vez que nas décadas de 30, 40 e 50, a administração industrial era empírica e sujeita a todo tipo de interferência na produtividade e na qualidade dos produtos. Como destaca o professor João Amato Neto, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini, na aula magna proferida na primeira Semana de Engenharia de Produção, em 1965, “o professor Ruy Leme já definia o escopo da Engenharia de Produção e da Administração Industrial como os olhos no crescimento do país. A competência de projetar, melhorar e instalar sistemas integrados de homens máquinas e equipamentos haveria de sustentar nossa transição de uma economia primária subdesenvolvida ao desenvolvimento industrial maduro…”.

O professor Ruy Leme, à frente de um grupo de professores da Escola Politécnica da USP, criou A Fundação Vanzolini em 1967 como entidade pioneira na difusão dos conceitos de Engenharia de Produção no Brasil. Desde então seus cursos vêm atualizando gerações de engenheiros e administradores de empresas no país. Para contar essa história a Fundação Vanzolini está lançando o livro Na Vanguarda da Produção e da Difusão do Conhecimento. O livro destaca a figura do professor Carlos Alberto Vanzolini, engenheiro civil de formação e titular das disciplinas de Economia Política, Estatística Aplicada e Organizações Administrativas, como um precursor do que viria a ser a Engenharia de Produção no Brasil.

Dividido em cinco décadas o livro conta com depoimentos de professores e ex-presidentes da Fundação Vanzolini, sob a coordenação do professor João Amato Neto, a organização e o texto da jornalista Ana Paula Cardoso, baseado nos depoimentos e no projeto editorial publicados no hotsite 50anos.vanzolini.org.br