Informe: Nova chefia do Departamento de Engenharia de Produção – Poli/USP

Chefia PRO

Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho e Prof. Dr. Eduardo Zancul

O Departamento de Engenharia de Produção elegeu no dia 12/06/2019, conforme Portaria DIR-2.483 de 03/05/2019, a Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho como Chefe do Departamento e o Prof. Dr. Eduardo de Senzi Zancul como Vice-Chefe do PRO. O mandato de ambos será de 24/06/2019 a 23/06/2021. Carvalho é a primeira mulher a assumir o cargo máximo administrativo do PRO.

Marly Monteiro de Carvalho é professora titular da Escola Politécnica da USP, atuando na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção, desde 1992. Possui livre docência pela Escola Politécnica da USP, pós-doutoramento em Engenharia Gestional pelo Politécnico de Milão (Itália), doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, e graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Coordena o Laboratório de Gestão de Projetos (LGP) (www.pro.poli.usp.br/lgp) e o grupo de pesquisa Qualidade e Engenharia do Produto (QEP), onde desenvolve projetos de pesquisa, com apoio de órgãos de fomento, tais como CAPES, CNPq, FAPESP entre outros. Áreas de interesse em pesquisa: gestão de projeto e da inovação, gestão da qualidade e estratégia competitiva.

Eduardo Zancul é professor doutor do PRO. Engenheiro Mecânico (1997), é mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutor em Engenharia de Produção (2009) pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Atualmente atua em pesquisa em gestão do desenvolvimento de produtos, processos de projeto (design), manufatura avançada, manufatura aditiva e ensino de engenharia.  Nos últimos anos, tem se dedicado à concepção, implantação e coordenação de quatro laboratórios de inovação, empreendedorismo e manufatura (INOVALAB@POLI, Design Factory São Paulo, em rede internacional com sede na Aalto University da Finlândia, Ocean USP Samsung e Fábrica do Futuro POLI-USP), além de projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas.