Lançamento do Livro “Gestão Estratégica de Fornecedores e Contratos”

662322_1A obra está sendo lançada pela Editora Saraiva e traz desde conceitos práticos básicos até ferramentas de governança de cadeias produtivas globais.

A gestão da cadeia de suprimentos ou gestão de fornecedores é uma função central para a competitividade das empresas. Essa função envolve estratégias de aquisição e gestão de compras, ou seja, a busca e seleção de fornecedores, mas também a capacitação e certificação de parceiros do negócio ao longo de toda a cadeia produtiva.

Gestão Estratégica de Fornecedores e Contratos, lançamento da Editora Saraiva, aborda os requisitos de uma gestão de suprimentos de classe mundial (world class supply chain management), trazendo desde conceitos e práticas básicos até ferramentas de governança de cadeias produtivas globais, de qualificação socioambiental de fornecedores e de parcerias estratégicas.

Os autores discutem sobre terceirização, quarteirização, custos de transação, redes de cooperação, custo total de propriedade, contratos relacionais, gestão econômica de contratos, cadeia de valor e negociação com fornecedores. Todos esses conceitos são trabalhados em seus fundamentos e sua aplicação prática.

Focado no relacionamento com fornecedores, os capítulos explicam as dimensões jurídicas, econômicas e organizacionais do fenômeno, cobrindo desde temas de logística e distribuição até práticas de sustentabilidade e estratégias competitivas. Uma seleção de casos de sucesso em empresas de referência nos respectivos setores acompanha a exposição didática, complementada ainda por questões ao final de cada capítulo e material de apoio disponibilizado no site da editora.

Sobre o organizador:
João Amato Neto é Pós-Doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca’ Foscari di Venezia (Itália). Foi pesquisador visitante na Aachen University (Alemanha) e professor visitante de Supply Chain Management e de Quality Management no Politecnico di Milano (Itália).

Sobre os autores:
Bernadete de Lourdes Marinho é Professora Doutora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Germano Manuel Correia é Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Lucas Fucci Amato é Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP).

Mais informações no site da Editora Saraiva