POLI-USP participa de competição organizada pelo Banco Credit Suisse

A Escola Politécnica debutou neste ano na Credit Suisse Awards 2017, competição de avaliação de empresas patrocinada pelo Banco Credit Suisse. A iniciativa foi coordenada na Poli pelo professor Erik Rego, do Departamento de Engenharia de Produção, e contou com a participação de estudantes de diferentes cursos de graduação da Escola (Produção, Civil, Elétrica e Mecânica).

O desafio consistiu na elaboração de uma análise fundamentalista para uma empresa do ramo farmacêutico, com o estudo de sua situação financeira, econômica e mercadológica. A estrutura do projeto deveria ser similar a relatórios de análise (Equity Research) feitos por bancos de investimentos. Ao final, foram estabelecidas recomendações de compra, venda ou manutenção dos papéis da empresa negociados em bolsas de valores.

Os estudantes participaram de encontros com o Prof. Erik Rego, entre os meses de março e junho, para o ensino dos principais conceitos de valuation, a revisão dos trabalhos e da modelagem econômico-financeira, a orientação quanto ao modelo e à estratégia do relatório, assim como o relacionamento com a instituição financeira. Além disso, o Credit Suisse disponibilizou um tutor para cada grupo, de forma que os alunos pudessem entender como os profissionais do mercado financeiro trabalham, vivenciando a atividade ao lado deles.

No dia 07 de junho, o grupo vencedor, composto pelos alunos Gustavo Faria, Gabriel Santos, Matheus Silva, João Vitor Zuardi e Luiz Alberto Lira, participou de um evento de entrega do prêmio na Credit Suisse (os estudantes são também integrantes do Poli Finance, grupo de extensão da EP-USP). Para o Prof. Erik, além deste reconhecimento, a participação nesta competição “foi um processo de aprendizado técnico e profissional que os alunos levarão para sempre”, sendo o diálogo entre academia e mercado importante para o desenvolvimento dos estudantes. “Agradeço ao Credit Suisse pela oportunidade e parabenizo todos os alunos participantes, em especial a equipe vencedora”, complementou o docente.