Poli-USP promove evento internacional sobre Engenharia da Complexidade

Pela primeira vez a Escola vai apresentar o programa do novo curso de Engenharia da Complexidade que a instituição oferecerá em Santos.

I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA DA COMPLEXIDADE -A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realizará, na quinta-feira, dia 5 de abril, das 9h às 18h, o 1º Colóquio Internacional de Engenharia da Complexidade. O evento faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pela Poli-USP visando a criação de um novo curso de Engenharia, focado no tema da Complexidade. Este projeto tem sido trabalhado há alguns anos em conjunto com o Groupe des Écoles Centrales da França. “Trata-se de um desafio significativo para que, cada vez mais, possamos fazer frente aos desafios da sociedade e do seu desenvolvimento, no que diz respeito aos mais variados aspectos das relações sociais, do desenvolvimento tecnológico e da produção, do trabalho e o desenvolvimento das pessoas, do meio ambiente e da economia”, explica o coordenador do grupo de projeto do curso e professor da Poli-USP, Laerte Idal Sznelwar.

O principal objetivo do evento é iniciar uma série de apresentações e discussões com a comunidade científica e com a sociedade, de um modo mais amplo, a respeito da importância de difundir a Engenharia da Complexidade. Também será a primeira oportunidade de apresentar as ideias e o programa do curso a ser criado na Escola Politécnica. “No âmbito da Engenharia, a ruptura com paradigmas mais positivistas que a influenciaram de modo contundente nos últimos 150 anos e a introdução de propostas que advém do mundo da Complexidade é um fato. O grande desafio, para nós, é saber como incorporar a Complexidade no âmbito do ensino e da pesquisa, a partir desses paradigmas, que basicamente procuram integrar diferentes aspectos da arte de se fazer Engenharia”, aponta Sznelwar.

Leia notícia completa no link.

1º Colóquio Internacional de Engenharia da Complexidade

Data e horário: 5 de abril de 2018, das 9h às 18h

Local: Auditório Professor Francisco Romeu Landi – Edifício Mário Covas Júnior – Escola Politécnica da USP. Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380. São Paulo – SP.

Inscrições pelo link: goo.gl/gh3h7x. Haverá a confirmação da inscrição por e-mail.