PRO indica: Seminário “Apoiando empresas na implementação e gestão do ecodesign”

EXPOSIÇÃO: Daniela Pigosso – Pós-doutoranda, Technical University of Denmark
(Dinamarca).
COORDENAÇÃO: Henrique Rozenfeld – Vice-Coordenador Científico do PGT/USP.

O ecodesign tem se consolidado ao longo das décadas como uma abordagem promissora para integrar as preocupações ambientais ao desenvolvimento de produtos e processos relacionados.
Apesar de reconhecidas suas potenciais vantagens e da existência de várias ferramentas, a aplicação efetiva do ecodesign ainda não é realizada de maneira sistemática por empresas em todo o mundo, principalmente devido a dificuldades relacionadas a sua implementação e gestão.
Neste seminário será apresentado o Modelo de Maturidade em Ecodesign (EcoM2) que visa auxiliar as empresas a superarem tais dificuldades e apoiar os gestores na implantação de roadmaps estratégicos e táticos para a incorporação do ecodesign ao seu desenvolvimento de produtos.
A aplicação do EcoM2 fornece às empresas uma análise comparativa das práticas de ecodesign; uma avaliação de seus pontos fortes e fracos; uma linguagem e visão comum para a implementação ecodesign e um framework para melhoria contínua.
Serão apresentados ao público os elementos básicos que formam o modelo e casos de sucesso de sua aplicação em empresas brasileiras e europeias, além de trabalhos acadêmicos derivados de sua criação.
Esse seminário integra o projeto WISH “World Innovation and Sustainability Helix”.

Informação/confirmação: Sonia Vitorino, npgctusp@usp.br ou 11-3818.4011
Mapa: http://www.fea.usp.br/conteudo.php?i=14