PRO realiza em setembro o Webinar “Indústria 4.0: Ameaças e oportunidades para o Brasil”

V3. DEBATES ANPEPRONo dia 11 de setembro, das 9h às 10h20, será realizado o primeiro Webinar “Indústria 4.0: Ameaças e oportunidades para o Brasil” do ciclo de debates da ANPEPRO “O futuro da Engenharia de produção (EP) & Gestão de operações (GO) no contexto brasileiro pós-covid”.

Nesta primeira edição, serão abordadas as tecnologias digitais, que são, cada vez mais, fundamentais para a competitividade de empresas e nações. A difusão e o emprego dessas tecnologias modificam as lógicas de operação, os recursos técnicos e humanos necessários, a organização e a cultura das empresas. Nesse processo de transição, perguntam-se quais serão os benefícios e os custos que a digitalização traz e como a EP&GO deve se reinventar para manter o seu papel histórico de suporte para a sociedade brasileira.

O ensino e a pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações no Brasil estão em um novo momento de redefinições, cumprindo sua missão de gerar conhecimento e formar profissionais qualificados.  Estas áreas difundiram o Taylorismo no início da industrialização, o lean production and management na fase de inserção do Brasil na economia global e está acompanhando o movimento de digitalização.

A pandemia criou uma situação inusitada que requer uma profunda reflexão sobre como abordar a EP&GO após esse período, levantando os seguintes questionamentos “Como as empresas vão se reorganizar?” e “Como as cadeias de fornecimento vão se reestruturar?”.

Nesta série de webinars, a ANPEPRO trará algumas respostas para essas questões, enquanto busca criar interdependência e sinergia entre os diferentes grupos envolvidos na pesquisa e no ensino.

O evento será transmitido no canal do Youtube da ANPEPRO e haverá emissão de certificado.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.


Chairs:
Sergio E. Gouvea da Costa (PUCPR/UTFPR)
Afonso Fleury (PRO/Poli-USP)

Mediação:
Marly Monteiro de Carvalho (PRO/Poli-USP)

Debatedores:
Afonso Fleury (Poli-USP)
Alejandro Germán Frank (UFRGS/MIT)
Eduardo de Senzi Zancul (PRO/Poli-USP)
Fernando Deschamps (PUCPR/UFPR)