PRO recebeu a visita de Gina O´Connor, pesquisadora do Rensselaer Polytechnic Institute

Entre os dias 04 e 08 de agosto de 2014, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP recebeu, para um ciclo de atividades, a professora Gina O´Connor, do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), instituição de ensino situada na cidade de Troy (Nova Iorque, EUA).

Gina O´Connor é Professora Titular, Vice-Diretora da Lally School of Management and Technology do RPI, coordenadora do principal grupo mundial de gestão da inovação radical e autora de importantes trabalhos sobre o tema, como: “Grabbing Lightining: building a capability for breakthrough innovation”, “Commercializing discontinuous innovations: bridging the gap from discontinuous innovation project to operation”, entre outros.

Nos dias 04 e 05 de agosto, a pesquisadora participou de conversas com docentes e pesquisadores do PRO, com o intuito de promover um intercâmbio de conhecimento e experiências entre as duas Instituições. No dia 06 de agosto, realizou o Seminário “Gestão da Inovação Radical em Empresas”, em que falou sobre as formas para estabelecer a função inovação nas empresas, os desafios para a criação e a capacitação em inovação radical, para que esta seja perene, e as possibilidades de gerenciamento de projetos envoltos em alta incerteza. A apresentação pode ser acessada aqui.

Dando prosseguimento à sua visita, Gina esteve, no dia 07, em atividades com as empresas participantes do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI). O NAGI é um projeto realizado pelo Laboratório de Gestão da Inovação da Poli-USP (LGI-USP), que possui o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e conta com a parceria de importantes organizações. O Núcleo visa capacitar e apoiar organizações brasileiras na introdução ou no aprimoramento do sistema de gestão da inovação, estando inserido no esforço do país para aumentar a competitividade destas através de maior inovação.

Em seu último dia, acompanhada por um membro de sua equipe, a pesquisadora participou de discussões sobre os encaminhamentos da parceira Poli-USP/RPI e as possibilidades de intercâmbio entre as duas instituições, e se reuniu com os professores José Roberto Castilho Piqueira e Liedi Legi Bariani Bernucci, diretor e a vice-diretora da Unidade.

Para mais informações sobre o NAGI e o LGI-USP (organizador da vinda de Gina O´Connor ao Brasil), acesse os sites: nagi-pro.poli.usp.br e sistemas-producao.net/lgi.