Prof. Hugo Yoshizaki, do PRO, coordena Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Naturais da USP

A Universidade de São Paulo (USP) assinou no dia 31 de janeiro um acordo com o Ministério da Integração Nacional e a Casa Militar – Defesa Civil de São Paulo para a criação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo (Ceped).

O projeto, que é uma iniciativa da Superintendência de Relações Institucionais da universidade, tem como objetivo produzir, integrar, contextualizar, disseminar e disponibilizar o conhecimento produzido na USP para prevenir, reduzir e mitigar desastres naturais em âmbito regional e nacional.

O Ceped será um Núcleo de Apoio à Pesquisa vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e será coordenado pela Escola Politécnica, na figura do Prof. Hugo Yoshizaki, do Departamento de Engenharia de Produção, que desenvolve pesquisas relacionadas à logística de operações humanitárias e estudos sobre deslizamentos e remoção de resíduos.

Além da Escola Politécnica, dez Unidades de Ensino e Pesquisa da USP farão parte do Centro, com atuação interdisciplinar:
. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (projetos na área de previsão de eventos extremos de chuva);
. Instituto de Psicologia (cuidados às vítimas e aos profissionais em situações de desastres);
. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (projeto de abrigos temporários e equipamentos);
. Instituto de Geociências (gerenciamento de áreas de riscos de escorregamentos);
. Faculdade de Saúde Pública (elaboração de mapas de vulnerabilidade a desastres e base de dados sobre impactos na saúde);
. Escola de Artes, Ciências e Humanidades (sistema de informação e capacitação de agentes da Defesa Civil);
. Faculdade de Medicina (projetos para situações de atendimento emergencial);
. Instituto de Medicina Tropical (projetos para situações epidemiológicas);
. Faculdade de Direito (mapeamento e gestão de riscos e sua interface com o Direito);
. Escola de Engenharia de São Carlos (estudos sobre impactos de inundações).