Professor do PRO participa de obra internacional sobre Economia Solidária

Livro - Prof. Reinaldo Pacheco

Capa do livro “Towards Just and Sustainable Economies”

Foi lançado em abril o livro Towards just and sustainable economies – The social and solidarity economy North and South, organizado pelos pesquisadores Peter North (Universidade de Liverpool) e Molly Scott Cato (Parlamento Europeu) e publicado pela Universidade de Bristol (Inglaterra). O livro aborda a crise atual do capitalismo e o fortalecimento da Economia Social e Solidária neste contexto como uma possível alternativa para a promoção de um futuro sustentável.

Nesta obra, pesquisadores europeus e latino-americanos de diferentes áreas do conhecimento discutem o conceito de “sociedade sustentável” e os impactos gerados por novos modelos econômicos, que trazem uma série de desafios para os cidadãos. O livro conta com um artigo do professor Reinaldo Pachedo da Costa, docente do PRO e coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP, intitulado: Developing the solidarity economy –  Brazil’s social economy incubators.

Neste capítulo, são descritas as contribuições das incubadoras universitárias para a consolidação do setor da economia solidária no Brasil nos últimos 12 anos, por meio da transferência do conhecimento acadêmico produzido e do incentivo ao desenvolvimento de modelos econômicos que reconhecem as diversidades culturais e as necessidades de indivíduos que enfrentam algum tipo de marginalização.

A obra está disponível em inglês para compra no site da Universidade de Bristol (mais informações: clique aqui).