Nova disciplina em sistemas logísticos da USP

Disciplina PRO6003: “Logística de Operações Humanitárias”

Docentes:
Prof. Dr. Hugo Yoshizaki
Prof. Dra. Adriana Leiras
Prof. Dr. Paulo Gonçalves (Diretor do Programa de Mestrado em Estudos Avançados em Logística Humanitária e Gestão – MASHLM da Universidade de Lugano, Suíça)

Nº de créditos: 8

Aulas: de 13/06 a 01/08/ 2012
13/06 – Aula inaugural (14 às 18h), ministrada pelo Prof. Hugo Yoshizaki e pela Prof. Adriana Leiras
20/06 – Aula das 14 às 18h, ministrada pelo Prof. Hugo Yoshizaki e pela Prof. Adriana Leiras
de 25/06 a 29/06 – Semana intensiva de aulas com o Prof. Paulo Gonçalves (5 aulas de 4h diárias das 14 às 18h).
de 04/07 a 01/08 – Aulas semanais de 4 horas cada (às quartas-feiras das 14 às 18h), ministradas pelo Prof. Hugo T. Y. Yoshizaki e pela Prof. Adriana Leiras.

Objetivos:
Conceituar e apresentar problemas fundamentais na tomada de decisão estratégica em logística de operações humanitárias nas fases de preparação, resposta e recuperação de desastres. Apresentar aos alunos os princípios de Logística Humanitária envolvidos com o fornecimento eficaz de ajuda em áreas devastadas por desastres. Aperfeiçoar o entendimento do aluno sobre ferramentas metodológicas, qualitativas, quantitativas e analíticas que são essenciais para o entendimento da complexidade da logística e dos desafios gerenciais nos níveis estratégico, tático e operacional em operações de ajuda humanitária. Permitir que os alunos entendam os efeitos das decisões gerenciais da logística humanitária a longo prazo e, desta forma, explorem novas estratégias na cadeia de suprimentos.

Justificativa:
O efetivo planejamento e entrega de ajuda humanitária para pessoas afetadas por desastres naturais ou provocados pelo homem requer conhecimento e habilidades profissionais multidisciplinares. Neste sentido, o curso procura adaptar conceitos da Logística Empresarial para a Logística de Operações Humanitárias, aplicando teorias já bem desenvolvidas na área de logística para o contexto de gerenciamento de desastres, além de integrar ferramentas de outras áreas disciplinares. A presente disciplina está alinhada com ementas dos principais cursos na área de Logística Humanitária no mundo, a saber: Georgia Institute of Technology (EUA), University of Washington (EUA) e Universidade de Lugano (Suíça).

Mais informações sobre matrícula…