GOL – Gestão de Operações e Logística

O Núcleo de Gestão de Operações e Logística (GOL) tem como objetivo desenvolver projetos de pesquisa e atividades de ensino relacionados ao planejamento e gestão de operações e recursos de produção, tanto no contexto das indústrias de manufatura, como nos processos de  prestação de serviços. Atualmente, o grupo está focado no desenvolvimento de estudos e projetos nas seguintes áreas principais:

1. Planejamento, Programação e Controle da Produção e Estoques;

2. Logística e Cadeia de Suprimentos; 

3. Produtividade em Sistemas de Operações e Logística. 

Muitos dos projetos desenvolvidos pelos membros do GOL caracterizam-se pelo uso intensivo de modelos matemáticos e de simulação para resolver problemas de otimização em planejamento e programação das operações, planejamento e controle de estoques e planejamento de infraestrutura logística. O GOL, também, desenvolve pesquisas sobre metodologias para o aprimoramento da eficiência, disponibilidade e flexibilidade nos sistemas produtivos. Atualmente, o grupo desenvolve projetos para empresas privadas e com financiamento de agências de fomento ligadas à pesquisa, como CNPq e FAPESP. 

Membros: Dario Ikuo Miyake, Débora Pretti Ronconi, Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki, Luis Fernando Pinto de Abreu, Marco Aurélio de Mesquita, Miguel Cezar Santoro (Professor Sênior) e Paulino Graciano Francischini