GTI – Gestão da Tecnologia da Informação

Aborda a gestão da Tecnologia da Informação (TI), envolvendo seu planejamento e implementação, visando o estabelecimento de uma estratégia integrada (integrando a tecnologia, a estratégia de negócios e os aspectos organizacionais), bem como o projeto, a implantação e a administração de Sistemas de Informação, da Gestão do Conhecimento, de Sistemas de Apoio à Decisão e da Inteligência Competitiva. Atua em três linhas de pesquisa, descritas a seguir.

“Estratégia e Planejamento da Tecnologia da Informação”, que enfoca os impactos das aplicações de TI nas atividades das empresas através do alinhamento estratégico entre TI e negócio, visando a obtenção de maior eficácia, e focando a TI como ferramenta estratégica e de competitividade. Estudam-se a inteligência competitiva, a governança da TI, a gestão do conhecimento, a virtualização e colaboração nas atividades nos contextos intra e inter-empresas, viabilizada por aplicações de TI cada vez mais inovadoras, convergentes e interligadas.

“Implementação de Sistemas de Tecnologia da Informação”, que trata da avaliação de aplicações de TI com ênfase na eficiência e qualidade. Estudam-se modelos de referência, metodologias e técnicas para um processo eficiente e planejado de desenvolvimento de sistemas de informação e de software. Envolve técnicas de programação, de definição de requisitos de software, e modelos para a gestão dos projetos de novos sistemas de informação.

”Sistemas de Apoio à Decisão”, trata de projetos que estudam a questão das decisões nas organizações através de diversos modelos matemáticos e heurísticos que podem ser utilizados nestes processos e as ferramentas computacionais cada vez mais disseminadas que tornam tais modelos mais acessíveis e mais facilmente implementáveis. O volume de dados a ser processado e a incerteza que os envolvem implicam em modelos cada vez mais complexos.

Este grupo de pesquisa tem tido apoio para pesquisas da FAPESP, CNPq e CAPES, bem como da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, através de bolsas e auxílios para projetos e participação em eventos. Cursos de extensão são oferecidos para organizações acadêmicas e para empresas. Ressalte-se, ainda, que o grupo de pesquisa GTI está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. 

Membros: André Leme Fleury, Fernando José Barbin Laurindo, Marcelo Schneck de Paula Pessôa, Mauro de Mesquita Spinola e Renato de Oliveira Moraes