TTO – Trabalho, Tecnologia e Organização

Trata das questões organizacionais em todas as instâncias da atividade produtiva – fábrica, produção de serviços e todas as demais atividades, tais como: projetos, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), engenharia, inovação, atividades de escritório em geral. Dedica especial atenção à relação dinâmica entre trabalho e tecnologia. Parte da abordagem sócio-técnica para diagnóstico, projeto dos processos de produção de bens e serviços e dos seus sistemas de gestão. Aplica os ensinamentos da ergonomia para estudo do trabalho humano e busca o relacionamento entre a Engenharia e as Ciências Sociais Aplicadas.

O TTO tem grande inserção no debate nacional e internacional. Institucionalmente, membros do TTO participam de inúmeras iniciativas: Núcleo de Apoio à Pesquisa em Política e Gestão Tecnológica da USP (PGT/USP); da coordenação científica da rede de pesquisa GERPISA International Network (Groupe d’Etudes et de Recherches Permanent sur l’Industrie et les Salariés de l’Automobile); Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (NAP-OIC); comitês editoriais de revistas de primeira linha, pareceres junto a organismos como FAPESP, CNPq, BID, etc., entre outras inúmeras atividades. 

Membros do TTO: Afonso Carlos Corrêa Fleury (Professor Sênior), Fausto Leopoldo Mascia, Guilherme Ary Plonski, Laerte Idal Sznelwar, Mario Sergio Salerno, Mauro Zilbovicius, Roberto Marx e Uiara Bandineli Montedo