DATA: 25/09/2017
HORÁRIO: 9h00 as 18h00
LOCAL: FGV-SP – Auditório FGV, Av. Nove de Julho, 2029, São Paulo
APRESENTAÇÃO:
A iniciativa é da Universidade de Manchester responsável pelo projeto “Rising Powers, labour standards and the governance of global value chains” que investigou como multinacionais de Brasil, India e China de posicionam em termos de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. A coordenação está a cargo de Afonso Fleury, da Escola Politécnica da USP, que coordenou a vertente brasileira, com apoio de Aron Belinky, do GVces-FGV e de Maria Tereza Fleury, do GV-CEI.
O seminário será iniciado com uma apresentação dos resultados desse projeto, seguindo-se uma análise da evolução da agenda para o desenvolvimento sustentável, a cargo do PNUD, visando contextualizar as evidências de Brasil, India e China. Dois casos de empresas brasileiras de destaque vão trazer insights sobre o estado da prática nessa área.
À tarde teremos uma mesa discutindo a evolução dos standards que orientam o desenvolvimento sustentável, seguindo a apresentação das iniciativas e projetos de empreendedorismo social, e finalizando com um debate sobre perspectivas e projetos futuros.
OBJETIVOS:
1. Disseminar os resultados do projeto: “Rising Powers, labour standars and the governance of global value chains” , que focou em multinacionais de Brasil, Índia e China;
2. Articular os grupos envolvidos com o desenvolvimento sustentável, especialmente nas áreas de responsabilidade social corporativa, criação de valor social e standards para o desenvolvimento sustentável;
3. Identificar tendências e diretrizes para futuras projetos e ações.
PÚBLICO-ALVO:
Comunidade acadêmica, profissionais de mercado, representantes de Organizações do Terceiro Setor e demais interessados.
8:30 – 9:00: Credenciamento e Café
9:00: Abertura
Afonso Fleury (Poli-USP) e Mansueto de Almeida (IPEA)
9:00 – 10:30
Tema: Os resultados do projeto “Rising Powers”: como as multinacionais de Brasil, India e China abordam a Responsabilidade Social Corporativa – RSC?; como as instituições locais exercem influência?
Apresentadores: Khalid Nadvi (Manchester University), Rudolph Sinkovics (Manchester University) e Afonso Fleury (Poli-USP)
10:30 – 11:00: Coffee break
11.00 – 11:30
Tema: A evolução da agenda para o desenvolvimento sustentável: da Rio + 20 até hoje
Apresentadora: Livia Nogueira (PNUD)
11:30 – 12:30
Tema: Apresentação de casos brasileiros: Votorantim e Natura
Apresentadores: David Canassa (Votorantim) e Keyvan Macedo (Natura)
12.30 – 13:30: Almoço
13:30 – 14:45
Tema: Negócios inovadores e impacto social
Apresentadores: Paulo Branco (GVces – FGV), Graziela Comini (CEATS-FEA-USP) e Rob Parkinson (ANDE)
14:45 – 16:00:
Tema: Standards para o desenvolvimento sustentável
Apresentadores: Anne Posthuma (ILO), Jorge Soto (Braskem) e Clovis Scherer (DIEESE)
16:00 – 16:15: Coffee break
16:15 – 17:45
Tema: Desafios e o caminho à frente
Apresentadores: Aron Belinky (GVces – FGV), Aldo Ometto (EESC-USP) e Denise Hills (Rede Brasil do Pacto Global/Itaú Unibanco)
17:45 – 18:00
Tema: O projeto Rising Powers e os próximos passos
Apresentadores: Khalid Nadvi, Rudolf Sinkovics e Afonso Fleury
Afonso Fleury – Poli-USP
Professor titular da Universidade de São Paulo.
Afonso Fleury é professor titular da Universidade de São Paulo. Desenvolveu sua carreira no Departamento de Engenharia de Produção, onde criou a área de Trabalho, Tecnologia e Organização, Foi chefe do departamento e presidente da Fundação Vanzolini no período 1991 a 2007. Como pesquisador visitante trabalhou junto ao Institute of Development Studies da University of Sussex, Tokyo Institute of Technology e desenvolve projetos com o Institute for Manufacturing da University of Cambridge. Desenvolveu estudos e projetos para International Labour Office, United Nations University, PNUD/UNCTAD, entre outros. As áreas em que pesquisa e publica incluem organização do trabalho, gestão da tecnologia e da engenharia, gestão de operações globais e internacionalização de empresas de países emergentes. Foi membro dos comitês assessores de CAPES e CNPq. É Associate Editor do Journal of Manufacturing Technology Management (Inglaterra) e Regional Editor do Operations Management Research (EUA).
Aldo Roberto Ometto
Professor do Depto de Engenharia de Produção – EESC-USP
Possui graduação em Engenharia de Produção – Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2005) sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Desde 2006 é professor da Universidade de São Paulo, atualmente é o coordenador do Programa de Pioneer University da USP em Economia Circular (EC), junto à Fundação Ellen MacArthur e do Grupo de Pesquisa do CNPq em Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida, membro do Núcleo de Manufatura Avançada, da USP. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Economia Circular, Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida; Avaliação do Ciclo de Vida (ACV); Gestão Ambiental de Empresas; Ecologia Industrial; Estratégias de Fim de Vida de Produtos; Produção mais Limpa; Ecodesign; Gestão Integrada de Processos de Negócios.e Inovação Sistêmica de Modelos de Negócios.
Anne Posthuma
Senior Specialist for Employment and Labour Market Policies at Internation
Mestre em Políticas de Ciência, Tecnologia e Indústria e Doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Sussex, Inglaterra. Atualmente, é Especialista de Políticas de Emprego e Mercado de Trabalho do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil desde 2012. Atuou como Pesquisadora Sênior em Trabalho e Globalização no Instituto Internacional de Estudos do Trabalho (2007-2011), Coordenadora da Área de Desenvolvimento Econômico Local (2003-2007) e Especialista de Desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas (2001-2003) da OIT em Genebra. Trabalhou como Especialista de Formação Profissional na Equipe Multidisciplinar da OIT em Santiago do Chile (1997-2001). Foi pesquisadora e consultora de várias instituições nacionais e internacionais.
Aron Belinky
Coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas-CE/FGV
Mestre em Administração Pública e doutorando pela EAESP/FGV, é graduado em adminstração pública pela mesma escola e tem formação também em Geografia pela FFLCH/USP. É Coordenador do Programa de Produção e Consumo Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces), responsável pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE), dentre outras iniciativas para apoiar a alocação de capital e as práticas gerenciais alinhadas ao desenvolvimento sustentável e às diretrizes globais para sustentabilidade, por meio de instrumentos econômicos, de gestão e de governança, pública e privada.
Clóvis Roberto Scherer
Coordenador adjunto do Departamento Institucionais – Dieese
Economista, com graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), possui pós graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Ergonomia (1996), e título de Mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo International Institute of Social Studies da Universidade Erasmus de Rotterdam. Trabalha no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE – desde 1989 e atualmente ocupa o cargo de Coordenador Adjunto de Relações Institucionais.
David Canassa
Gerente geral corporativo de Sustentabilidade do Grupo Votorantim.
David Canassa é Mestre em Eficiência Energética, com MBA’s em Sustentabilidade, Gestão de Empresas e Meio Ambiente e Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP.
Há 26 anos no Grupo Votorantim, de 2007 à 2016 foi o responsável pela estruturação da área de sustentabilidade na empresa.
Diretor da empresa start up ambiental Reservas Votorantim Ltda, administra duas reservas privadas. O Legado das Águas em São Paulo, maior reserva privada de mata atlântica do país com 31 mil hectares, e o Legado Verdes do Cerrado, em Goiás, com 32 mil hectares.
Denise Hills
Superintendente e Sustentabilidade do Itaú- Unibanco
Presidente da Rede Brasil do Pacto Global da ONU
Com 24 anos de experiência no mercado financeiro, sempre atuando na área de Tesouraria, Asset Management, planejamento financeiro e Wealth Management, Denise Hills é responsável por conduzir a implantação da estratégia de sustentabilidade no Itaú Unibanco, apoiando as áreas de negócio na inserção de questões sócio ambientais no negocio, e no cumprimento das metas estabelecidas. È representante do banco em iniciativas e comitês internacionais de Sustentabilidade.
Graziella Maria Comini
Professora do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo, FEA/USP
Economista, com mestrado e doutorado em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA/USP, especialização na Harvard Business School e Universidade de Bologna, Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP, Professora Associada do Departamento de Administração da FEA/USP, na área de Gestão de Pessoas, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS) e Representante do Brasil no SEKN – Social Enterprise Knowledge Network. Coordenadora Pedagógica do MBA de Negócios Socioambientais do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê). Conselheira de empreendimentos socioambientais e negócios sociais no Brasil. Desenvolve projetos nos seguintes temas: empreendedorismo social, responsabilidade social corporativa, negócios sociais e inovação social.
Jorge Soto
Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e Doutor em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ
Graduado em engenharia quimica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, especialização em Processos Petroquímicos pela Universitá di Bologna – Italy, MBA – USP, e Mestrado em Engenheira Quimica e PhD em Desenvolvimento Sustentávelpela Universidade do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Curso de Mestrado em Gestão de Competitividade com ênfase no Desenvolvimento Sustentável na Fundação Getulio Vargas, e co-Chair of PC 277 – Sustainable Purchaising da ISO – International Organization of standartization
Keyvan Macedo
Gerente de Sustentabilidade de Marcas e Produtos
Responsável pela área de Sustentabilidade de Marcas e Produtos da Natura, posição onde realiza análises de Impacto Ambiental dos produtos e processos, dos temas ambientais de Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Biodiversidade, Energia e Cadeias fornecedoras. Desde 2010, está à frente do programa Natura carbono neutro e atua como porta voz da empresa para tema de Mudanças Climáticas, participando de palestras e conferencias internacionais como World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e COP of Climate Change (ONU). Possui mais de 17 anos de experiência trabalhando em projetos de P&D e Inovação, além de 7 anos de atuação na área de sustentabilidade.
Anteriormente trabalhou por 5 anos na Unilever Brasil na divisão de alimentos trabalhando com diversas categorias na área de Desenvolvimento de Produtos (P&D). Possui formação em Engenharia de Alimentos (Instituto Mauá de Tecnologia) com especialização em Gestão e Estratégica de Empresas, Marketing Organizacional (Unicamp) e Gestão para Economia de Baixo Carbono (FGV).
Lívia Maria Da Costa Nogueira
Senior Project Management Officer – International Policy Centre for Inclusive Growth-IPC-IG
Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo
Bacharel em História pela Universidade de Brasília – UnB. Máster en Acción Política y Participación Ciudadana en el Estado de Derecho (Madrid). Certificado de Estudos Avançados em Ciências Políticas e Relações Internacionais (Universidad Complutense de Madrid). Diploma de Postítulo en Gerencia Pública (Universidad de Chile). Desde 1999 vem trabalhando na coordenação de projetos para o desenvolvimento, vinculados aos ODMs e aos ODSs, com governos, ONGs, Nações Unidas e o setor privado, tendo trabalhado no Brasil, na Espanha, no Chile e com países da África e do MERCOSUL. Desenhou e coordenou o projeto Presidente Amigo da Criança (Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança), dedicado ao seguimento dos ODMs no Brasil; Foi coordenadora dos projetos de Governabilidade e Fortalecimento Institucional da Cooperação Espanhola (AECID) no Brasil; Desenvolveu e implementou metodologia de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de iniciativas para o desenvolvimento em parceria com dezenas de municípios no Chile; Ministrou cursos de Monitoramento e Avaliação de Políticas Sociais em Moçambique; Ajudou a constituir o Foro de Parlamentarios en favor de la Evaluación para el Desarrollo en América Latina. Atualmente é Oficial Sênior de Gestão de Projetos do IPC-IG/ PNUD.
Khalid Nadvi – Manchester University
Professor de desenvolvimento Internacional – Universidade de Manchester-UK
Economista Ph.D pela University of Sussex – UK, especializado em questões relacionadas ao comércio e ao desenvolvimento industrial. Atualmente, lidera um estudo patrocinado pela Economic and Social Research Council – ESRC sobre “Paises emergentes, padrões trabalhistas e governança da produção global”, e o networking internacional “Países emergentes e padrões globais”. É o Coordenador de Pesquisa para o Programa de Pesquisa “Rising Powers and Interdependent Futures”, da ESRC. Seu estudo foi publicado em mais de 30 artigos de publicações líderes. Atuou como um consultor para uma série das principais agências internacionais, incluindo ONUDI, OIT, UNCTAD, JID e Banco Mundial.
Mansueto de Almeida
Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA
Economista pela Univ. Federal do Ceará, Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e cursou Doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge (USA), mas não defendeu a tese. É Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, tendo assumido os seguintes cargos em Brasília: coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Min. da Fazenda (1995-1997), assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006) e Assessor Econômico do Senador Tasso Jereissati. É funcionário de carreira do IPEA em Brasília, mas a partir de junho de 2014 passou a gozar de licença sem vencimento do instituto, interrompida, em maio de 2016, quando voltou ao IPEA e foi cedido para assumir o cargo de Secretário de Acompanhamento Econômico da Secretaria de Acompanhamento Econômica (SEAE) do Ministério da Fazenda em Brasília.
Paulo Branco
Vice-Coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas-CE/FGV
Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Administração, com especialização em Sistemas de Informação, também pela PUC-Rio. Vice Coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), do qual faz parte desde 2012 e é também responsável por projetos nas áreas de estratégia e gestão de sustentabilidade, engajamento de stakeholders, cadeias de valor sustentáveis, inovação e empreendedorismo, internacionalização de empresas, entre outros. É sócio-fundador da Ekobé, uma das primeiras consultorias brasileiras especializada em sustentabilidade corporativa, onde contribuiu para a integração de princípios e práticas do desenvolvimento sustentável na estratégia de diversas organizações nacionais e multinacionais, entre elas Natura, Banco Real e Instituto Ethos, assim como na cadeia de valor de diferentes setores. É professor do Mestrado Profissional em Gestão da Competitividade – ênfase em Sustentabilidade e do Master em Gestão de Sustentabilidade, ambos da FGV EAESP. Por quinze anos atuou como executivo nas áreas de desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas, e como consultor de gestão empresarial e facilitador em programas de desenvolvimento gerencial junto a empresas privadas e públicas de vários estados brasileiros. Foi Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Administração da PUC-Rio e no MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ), tendo vários de seus trabalhos acadêmicos, nas áreas de Sustentabilidade, Educação e Negócios, publicados no Brasil e no exterior.
Rob Parkison
Consultor Associado – ANDE — Aspen Network of Development Entrepreneurs
Rob Parkinson é consultor em projetos de empreendedorismo e treinamento. Atualmente trabalha pela Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE), coordenando um grupo de investidores de impacto. Atuou por 4 anos na Artemisia, onde era responsável por cursos sobre negócios de impacto para empreendedores, organizações e universitários. Como fundador do polo brasileiro da ANDE, ajudou a coordenar o primeiro mapeamento do campo dos negócios de impacto, em 2011.
É Economista pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, e possui pós-graduação em Dinâmica dos Grupos, com foco em equipes de organizações empreendedoras, pela SBDG (RS). Natural da Inglaterra, mora no Brasil desde 2008.
Rudolph Sinkovics
Professor de Negócios Internacionais na Manchester University – UK
Teacher of International Business at Alliance Manchester Business School (AMBS), U.K., where he is currently Director of Research for the Business School. He holds a visiting professorial position at Lappeenranta University of Technology, Finland. From 2009-2016 he was Director of CIBER (Comparative and International Business Research Centre) and before that held a number of visiting scholar positions, including Michigan State University, University of Oklahoma, USA and at University of Otago at Dunedin, New Zealand.
His research writing has covered issues of inter-organisational governance, the role of ICT, and research methods in international business. Current work focuses on rising powers and responsible business.
He received his Ph.D. from Vienna University of Economics and Business (WU-Wien), Austria.
His work has been published in International Business and International Marketing journals such as Journal of International Business Studies, Management International Review, Journal of World Business, International Business Review, Journal of International Marketing and International Marketing Review. He also serves on the editorial boards of international journals including International Business Review, Journal of World Business, Critical Perspectives of International Business, International Marketing Review, Research and International Business and Finance amongst others. He teaches in the areas of International Business Strategy, and Research Methodology.
Maria Tereza, Afonso Fleury e Masueto de Almeida
2. Os resultados do projeto “Rising Powers” (clique aqui)
Khalid Nadv – Manchester University-UK
3. Os resultados do projeto “Rising Powers” (clique aqui)
Rudolph Sinkovics – Manchester University-UK
4. Os resultados do projeto “Rising Powers” (clique aqui)
Afonso Fleury – PRO-Poli/USP
5. Os resultados do projeto “Rising Powers”: como as multinacionais de Brasil, India e China abordam RSC?; como as instituições locais exercem influência? (clique aqui)
Sessão de Perguntas e Respostas – Afonso Fleury, Khalid Nadv, Rudolph Sinkovics e Mansueto de Almeida
6. A evolução da agenda para o desenvolvimento sustentável: da Rio + 20 até hoje (clique aqui)
Livia Nogueira – Senior Project Management Officer – International Policy Centre for Inclusive Growth-IPC-IG/ PNUD
7. Apresentação de casos brasileiros: Votorantim (clique aqui)
David Canassa – Gerente geral corporativo de Sustentabilidade do Grupo Votorantim
8. Apresentação de casos brasileiros: Natura (clique aqui)
Keyvan Macedo – Gerente de Sustentabilidade de Marcas e Produtos da Natura
9. A evolução da agenda para o desenvolvimento sustentável: da Rio + 20 até hoje e Casos Brasileiros (clique aqui)
Sessão de Perguntas e Respostas
Livia Nogueira, David Canassa e Keyvan Macedo
Informe Geral sobre Políticas – Rising Powers: clique aqui
Informe Geral sobre Políticas Relativas às Normas Laborais: clique aqui
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: alvaro.marques@vanzolini.org.br.