Análise da maturidade em gestão de projetos em uma montadora de automóveis


A indústria automobilística apresenta novas tendências e as empresas que não traçarem boas estratégias para se adequar às mudanças eminentes perderão mercado. A gestão de projetos pode ser considerada como uma vantagem competitiva nesse cenário. Neste estudo foi analisada a maturidade da gestão de projetos em uma grande empresa montadora de automóveis. Foram estudadas três áreas relacionadas: o Planejamento e Desenvolvimento do Produto, a Engenharia e a área de Gerenciamento de Projetos da Engenharia. As análises foram divididas em duas partes. A primeira análise pautou-se em observações e entrevistas, enquanto a segunda se baseou em um questionário de maturidade em gestão de projetos. Na análise qualitativa foram levantadas as estruturas organizacionais, as funções dos gerentes funcionais e de gerentes de projetos, assim como diversos problemas relacionados à gestão de projetos da empresa. Na segunda parte, o questionário de maturidade foi aplicado a 51 funcionários das três áreas. Os resultados mostram que a organização estudada ainda não atingiu o segundo nível de maturidade e precisa realizar diversas mudanças para transformar o sucesso da gestão de projetos em um processo repetitivo.


Palavras-chave em portugues: Engenharia de produção, Gestão de projetos
Orientador:
Data de Defesa: