ANÁLISE DE DISTRIBUIÇÕES DE LUCRO POR AÇÃO COMO APOIO À TOMADA DE DECISÃO POR INVESTIDORES

O tema desse projeto surgiu no estágio no Banco Morgan Stanley, buscando uma forma de auxiliar investidores e analistas financeiros a utilizarem dados confiáveis e condizentes com a realidade em suas análises financeiras.
O escopo desse projeto buscará reproduzir estudos previamente realizados nos Estados Unidos da América, nos quais observaram uma descontinuidade em torno do eixo zero. Essa descontinuidade resulta em uma dúvida quanto à veracidade dos dados, visto que não há uma distribuição da frequência dos dados aceitável. A partir desse momento foi definida a tese do projeto: Existe uma suspeita de que há maquiagem contábil nas Empresas de Capital Aberto Brasileiras?
Para a reprodução do estudo, foram coletados dados de 1994 a 2015, em uma base anual e em uma base trimestral do lucro por ação. Na reprodução do estudo com as Empresas de capital aberto Brasileiras observou-se a mesma descontinuidade apresentada nos Estados Unidos, os gráficos foram um pouco diferentes, uma vez que com as empresas locais observou-se um pico no primeiro intervalo positivo, não apenas uma descontinuidade que foi apresentada com empresas norte-americanas.
A conclusão da análise foi que há sim uma descontinuidade, entretanto, não se pode afirmar que há uma maquiagem contábil por parte das empresas brasileiras. Para que seja afirmado se há ou não uma manipulação de dados, sugeriu estudar caso a caso, dessa forma foi realizado um estudo de caso com uma empresa real exportadora brasileira. Nesse estudo de caso encontrou-se um dos artifícios contábeis levantados pela literatura – existência de eventos não recorrentes, entretanto, afirmar que essa empresa manipula seus resultados é uma afirmação muito forte de ser feita.
Após o estudo de caso, o projeto desenvolveu uma metodologia capaz de auxiliar investidores e analistas financeiros nas suas tomadas de decisões, incluindo uma nova etapa no estudo de empresas de capital aberto que evidencia as possíveis maquiagens contábeis das empresas.
Palavras-chave em portugues: Gerenciamento dos Resultados Contábeis, Maquiagem Contábil, Bolsa de Valores, Lucro por Ação
Orientador:
Data de Defesa: