ANÁLISE DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE VAREJO

O presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores críticos de sucesso em gerenciamento de projetos no contexto do setor de varejo, como forma de identificar pontos de atenção referentes ao sucesso de projetos nesse contexto específico. Baseado na literatura de fatores críticos de sucesso e de avaliação de sucesso de projetos, busca-se estabelecer a relação entre ambos a partir de uma perspectiva contingencial, contemplando os diferentes tipos de projetos. O trabalho foi desenvolvido em uma empresa varejista de grande porte. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado a 43 respondentes envolvidos com a atividade de projetos na empresa estudada. O estudo permitiu traçar um quadro da condução dos projetos, bem como captar a percepção das pessoas perante os resultados desses projetos. Para a interpretação dos dados referentes ao desempenho e à importância atribuída aos critérios de avaliação de sucesso foi utilizada uma adaptação do modelo de Kano de satisfação de cliente, representando o impacto do comportamento particular do desempenho de cada dimensão de sucesso sobre os benefícios percebidos pela empresa. As análises conduzidas indicam o impacto significativo da tipologia de projetos adotada pela organização sobre o desempenho dos fatores críticos de sucesso, bem como sobre a importância relativa dada aos critérios de avaliação de sucesso dos projetos, Isso evidencia a relevância de uma escolha adequada e racional dos critérios de classificação de projetos. Além disso, o trabalho mostra que o atendimento à linha base do projeto, considerado pela empresa como um dos principais fatores de avaliação de sucesso de projeto, possui um desempenho pouco satisfatório, devendo ser tomado como prioridade nas iniciativas referentes ao gerenciamento de projetos na empresa.

Palavras-chave em portugues: sucesso de projeto, fatores críticos de sucesso de projetos, tipologia de projeto
Orientador:
Data de Defesa: