ANÁLISE DE VIABILIDADE MERCADOLÓGICA DE AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS HÍBRIDOS PLUG-IN NO BRASIL


Este trabalho realiza uma análise de viabilidade mercadológica de uma categoria específica de veículos elétricos ainda não disponíveis no Brasil: os automóveis elétricos híbridos plug-in. Esses veículos combinam a flexibilidade dos veículos elétricos híbridos tradicionais, podendo utilizar tanto combustíveis líquidos como energia elétrica, com o potencial de anular completamente as emissões de poluentes, já que o uso do motor de combustão interna é opcional. O objetivo do trabalho é analisar qual seria a participação de mercado dos veículos em questão na venda de automóveis novos no Brasil, caso estivessem disponíveis. A análise é baseada no cálculo do valor presente líquido do investimento adicional para se adquirir um automóvel elétrico híbrido plug-in. O raciocínio por trás do cálculo é que o veículo elétrico possui um preço mais elevado, mas proporciona economias operacionais ao longo de sua vida útil. O consumidor adquirirá um automóvel desta categoria de acordo com a riqueza líquida gerada pelo investimento. A fim de tornar a análise realista, o perfil da frota de automóveis do Brasil é segmentado de acordo com a quilometragem anualmente percorrida e com o volume do motor. Além disso, algumas variáveis são consideradas estocásticas, de forma que o potencial de mercado é dado por uma distribuição de probabilidades. O resultado final, obtido através da simulação de Monte Carlo, mostra que a participação de mercado teórica desses automóveis é muito pequena. Entretanto, a evolução tecnológica das baterias bem como políticas governamentais de incentivo podem viabilizar o uso de tais veículos no futuro.


Palavras-chave em portugues: Simulação, Engenharia econômica, Veículos automotores
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