DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA E DOS PROCESSOS DE NEGÓCIO DA ZRP

A crescente importância do desenvolvimento de software, provocada pelos benefícios
que a internet proporcionou, motivou o aparecimento da ZRP, a empresa onde o presente
trabalho foi desenvolvido. Após dois anos de atividade, conseguindo se estabelecer no
mercado com um crescimento rápido, a empresa chegou a um momento crucial, em que foi
necessário desenvolver a estratégia e os processos de negócio internos. A inexistência prévia
desses elementos afirmou-se como obstáculo ao crescimento, tornando inviável a operação
em um volume maior.
Foi por isso que este trabalho se dedicou ao desenvolvimento da estrutura de toda a
operação, partindo da estratégia e culminando no monitoramento do desempenho, passando
pelas atividades cruciais do negócio. Assim, os objetivos específicos do trabalho foram:
desenvolvimento do plano estratégico, desenho e implementação do processo de
desenvolvimento de software, elaboração da estratégia de marketing e implantação de um
Balanced Scorecard.
A implementação das propostas do trabalho teve a participação ativa dos três sócios e
outros colaboradores da ZRP. Após essa implementação, conseguiu-se obter uma estrutura
operacional robusta, que permite à empresa perseguir um crescimento ambicioso. Além disso,
obteve-se um direcionamento estratégico claro, que antes não existia. Também houve
resultados quantitativos, como o impulso nas vendas resultante da estratégia de marketing e o
sucesso de novos projetos que resultou da implementação do processo de desenvolvimento.
Palavras-chave em portugues: Desenvolvimento de Software, Metodologia Ágil, Estratégia Competitiva, Marketing, Balanced Scorecard
Orientador:
Data de Defesa: