DEVELOPMENT OF E-LEARNING MODULES ON THE WCM METHODS

No contexto atual de globalização, o conhecimento e as habilidades desenvolvidas por empregados representam um valor agregado substancial para as empresas, e se tornaram um elemento essencial para manter a competitividade e a eficiência. Portanto, a formação tornou-se um verdadeiro desafio e um eixo de desenvolvimento para as empresas.
No âmbito do programa global de melhoria continua, World Class Manufacturing (WCM), a empresa objeto deste estudo, uma multinacional francesa no setor de materiais de construção, presta especial atenção ao eixo "Desenvolvimento de Pessoas". De fato, foi estabelecida uma política de treinamento de seus funcionários não apenas quando eles chegam à empresa, mas ao longo de toda a carreira dentro do grupo.
Assim, a equipe central WCM, baseada na Direção Técnica Internacional (DTI), é responsável pela padronização, coordenação e assistência às vinte e cinco plantas da empresa em todo o mundo. Este estudo é baseado no trabalho da aluna como estagiário na equipe central de Métodos e E-learning, na área de Paris. O trabalho possui três objetivos específicos: analisar e melhorar os métodos e padrões WCM atualmente em vigor, desenvolver módulos de e-learning para treinar funcionários nos Métodos WCM e propor um plano de ação baseado na experiência de criar tais módulos.
Para alcançar esses objetivos, foi imperativo começar com uma revisão de literatura seguida de um método para desenvolver os módulos de e-learning que compreende: análise dos padrões atuais, sugestão de melhorias para esses padrões, validação com os Engenheiros Métodos e, finalmente, desenvolvimento e validação de módulos, sendo este último passo um processo iterativo. Dada a natureza do trabalho, baseada em validações, e suas limitações, a autora também propôs uma abordagem metódica para a etapa de design que os futuros estagiários devem seguir.
A subsequente tradução e difusão dos módulos para todas as plantas do mundo significou não apenas que funcionários em diferentes níveis hierárquicos podem ser treinados para utilizar adequadamente as ferramentas WCM e obter suas certificações, como também fazem parte da cultura de Melhoria Contínua infundida na empresa.
Palavras-chave em portugues: E-learning, WCM, Métodos, Melhoria Contínua
Orientador:
Data de Defesa: