ESCOLA NA MÃO: ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UMA STARTUP NA BUSCA E VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIOS

Este trabalho é um estudo do desenvolvimento de uma startup, o Escola na Mão, desde o momento da formulação da ideia até o estabelecimento de um plano de negócios replicável e escalável. O projeto do Escola na Mão trata-se de um aplicativo para resolver os problemas de comunicação em escolas de educação infantil. Focado na praticidade, interatividade e usabilidade, o aplicativo tem como meta aproximar diretores, professores e responsáveis, por meio de uma comunicação mais direta e efetiva.
Para realizar a tarefa de desenvolver a ideia de oportunidade de negócio em uma startup, o autor propôs um método baseado no Lean Startup, Customer Development e Startup Garage Innovation Process. O primeiro passo da metodologia envolveu a descoberta do cliente: definindo-se o principal segmento de clientes, os maiores problemas de comunicação vivenciados por este segmento e propondo um encaixe entra a proposta de solução da startup à resolução destes problemas. O segundo passo da metodologia envolveu a validação do cliente: certificando-se que o cliente descoberto anteriormente pagaria pela solução desenvolvida pelo Escola na Mão, onde foram conseguidas duas escolas pagantes.
Por fim, foi estruturado um processo de vendas que pudesse ser replicado, paralelamente à estruturação de um modelo de negócios: indicando-se a possibilidade do projeto continuar para buscar sua escalabilidade.
Palavras-chave em portugues: Modelo de negócios, Lean Startup, Customer Development
Orientador:
Data de Defesa: