ESTRUTURAÇÃO DE UMA STARTUP DE ONLINE MARKETING: OTIMIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES EM UM PROCESSO DE CRESCIMENTO EM UM NOVO MERCADO

Esse trabalho tem como objetivo a implementação de estratégias de ciclos rápidos para se expandir as operações no mercado brasileiro. Apesar de já trabalhar no mercado nacional, a empresa não conseguiu expandir de forma clara os resultados, e foi identificada a necessidade de se adaptar os conteúdos para o mercado brasileiro, e também de se otimizar os resultados do funil de vendas através da criação de hipóteses e implementação rápida de testes, seguindo a metodologia da Lean Startup.
Por já operar com os mesmos produtos em outros mercados, existe uma lacuna quanto à identificação de necessidades atuais para se expandir esses produtos no Brasil, e isso será trabalhado através de metodologias de análise de produtos com base no seu grau de crescimento e validação de mercado.
Por fim, o projeto será implementado com uma priorização de focos de melhoria, baseado no equilíbrio entre o impacto que terão nos resultados e o tempo / esforço de desenvolvimento. E para cada teste escolhido, será definida a metodologia e feita a implementação, assim como levantados os resultados e aprendizados.
A Mindvalley Hispano, empresa estudada, já atua em diversos outros mercados e línguas (inglês, espanhol, russo e italiano), e já possui conhecimento de operações online, além de já ter validado seu modelo de negócios nestes países.
Portanto, é esperado que os testes tragam ganhos claros tanto em termos de resultados diretos como de aprendizados, o que possibilitará a expansão no mercado nacional, com o foco de no médio prazo as operações no Brasil serem tão relevantes para a empresa (em termos de faturamento) quando às operações do mercado espanhol.
Palavras-chave em portugues: Lean Startup, Marketing Online, Otimização, Landing Pages, SEM, Lean Analytics
Orientador:
Data de Defesa: