Estruturação do BackOffice Comercial da Alcoa Aluminio S.A., otimização de seus processos e elaboração de um Sistema de Melhoria Contínua Sistemática.


O presente trabalho de formatura visa analisar o BackOffice Comercial da Unidade de Primários da Alcoa Aluminio S.A. com o intuito de melhorar seus processos, formalizá-los estudar as sinergias com outras Áreas e implantar um sistema de melhoria contínua sistemática. Criaremos uma estrutura a fim de aprimorar o atendimento aos clientes da Empresa, mensurar e acompanhar a performance da Área, além de melhorar continuamente, pelos próprios funcionários, os processos presentes no dia a dia. Para isso, contamos com uma análise prévia da viabilidade do projeto e com a posterior escolha de um método para guiar as diferentes etapas do trabalho. Obtivemos colaboração de diversas Áreas da empresa, alcançando um modelo de unificação do atendimento de dois BackOffices, ora apartados, com procedimentos robustos validados pelos envolvidos. Por fim, sugerimos futuras iniciativas tanto para aprofundar a melhoria do trabalho dos funcionários da Área, quanto para replicar os bons resultados obtidos em outras Unidades de Negócio e estruturas de BackOffice da Empresa.


Palavras-chave em portugues:
Orientador:
Data de Defesa: