GESTÃO DE PORTFOLIO DE PROJETOS DE PESQUISA DE MERCADO


Este trabalho apresenta uma metodologia de gestão de portfolio de projetos desenvolvida e implantada na área de pesquisa de mercado de uma instituição financeira. Esta metodologia foi construída para auxiliar as tomadas de decisões relativas ao portfolio. Ela consiste em uma estrutura que separa o trabalho de gestão em processos e procedimentos gerenciais distintos. Neste trabalho o enfoque é voltado para o processo de priorização e seleção de projetos. Para realizar a priorização é aplicado o modelo de escores, que estabelece o valor relativo dos projetos. Para realizar a seleção foi construído um modelo de programação linear inteira binária que utiliza os valores relativos dos projetos para definir o portfolio ótimo. Dado que novos projetos podem ser propostos a qualquer momento no ano, o modelo foi construído para ter a flexibilidade de ser utilizado a qualquer momento do ano, avaliando a inclusão das novas propostas em função do portfolio já existente. O modelo responde com a inclusão ou não do projeto no portfolio, considerando a quantidade de recursos disponíveis e reservando recursos para a chegada de oportunidades futuras de maior valor para o portfolio. Como resultado, a utilização da metodologia proporciona uma tomada de decisão relativa ao portfolio mais precisa, agregando maior valor ao conjunto de projetos de pesquisa.


Palavras-chave em portugues: Administração de projetos, Administração de portfolio
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