GESTÃO DE PORTFÓLIO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE VAREJO ALIMENTAR

O presente trabalho teve como objetivos compreender a gestão de portfólio e sua evolução ao longo do tempo no contexto de uma empresa internacional do setor de varejo alimentar. Primeiramente, apresenta-se o levantamento das características do setor do varejo alimentar mundial e a análise da inserção da empresa estudada nesse contexto. O período de análise das decisões estratégicas referentes à composição do portfólio de negócios da empresa compreendeu de 1995 a 2010, dividido em dois períodos, o primeiro em que o setor varejista mundial presenciou uma forte atividade de operações de fusões e aquisições, e o segundo marcado por uma tendência de recentralização. Foram utilizados dois métodos de gestão de portfólio para análise: Matriz de crescimento e tela de atratividade. A análise das Matrizes de Crescimento evidenciou que a empresa acabou por seguir as diretrizes recomendadas pela literatura, passando de um portfólio altamente desbalanceado em 2000 a um melhor equilibrado em 2009 após a venda de ativos que não estavam bem posicionados estrategicamente. Uma vez analisadas as experiências passadas da empresa em questão, partiu-se para a análise de novas oportunidades de crescimento a partir de um estudo considerando empresas potenciais, localizadas diferentes países da América Latina. Através do uso da metodologia de AHP (Analytic Hierarchic Process), as diferentes empresas e países foram classificados em termos de atratividade, segundo critérios elaborados pela equipe tomadora de decisão. Por fim, a elaboração da Tela de Atratividade para os negócios em questão evidenciou qual das empresas representaria uma oportunidade primária de investimento para a empresa.
Palavras-chave em portugues: Estratégia Corporativa, Gestão de portfólio, Varejo alimentar
Orientador:
Data de Defesa: