O MERCADO BRASILEIRO B2C DE CONTEÚDOS MÓVEIS (MOBILE): UM ESTUDO EXPLORATÓRIO


O objetivo deste trabalho de formatura é realizar uma análise abrangente do mercado brasileiro de conteúdos móveis para celular com um enfoque específico nos atores que trabalham seguindo um modelo de negócios B2C. Inicialmente, foi elaborada uma análise do mercado com base na descrição de sua cadeia de valor e de seus atores, auxiliada pela aplicação de modelos clássicos como as cinco forças de Porter. Tendo isto como base, foi estuda toda a oferta brasileira de conteúdos para celular de maneira a catalogá-la, classificá-la, organizá-la numa base de dados e extraírem-se resultados empíricos sobre o que é oferecido atualmente no país. Concomitantemente, também foram realizadas entrevistas com atores das diversas etapas da cadeia para se obter suas impressões e críticas do mercado, de maneira a melhor entendê-lo. As entrevistas com os atores que atuam exclusivamente seguindo um modelo B2C foram transformadas em estudos de caso. Desta maneira, o resultado deste trabalho forma um panorama detalhado do mercado brasileiro de conteúdos para celular, além de também classificá-lo de maneira que possa ser mais bem entendido e, quiçá, comparado com futuros estudos de acompanhamento do mesmo.


Palavras-chave em portugues: Conteúdos para celular, Serviços de valor agregado, Análise de mercado, B2C
Orientador:
Data de Defesa: