PLANO DE AÇÃO PARA MELHORIA DO SISTEMA DE OPERAÇÕES EM UMA EMPRESA MOVELEIRA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA ANÁLISE DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA E DE PRODUÇÃO

Este trabalho propõe um plano de ação, visando melhorias no sistema produtivo de uma empresa de médio porte, localizada no interior de São Paulo, cujo principal negócio é a fabricação de móveis padronizados. Para propor um plano de ação eficaz, este trabalho parte da análise da indústria moveleira e da identificação da estratégia competitiva adotada pela empresa. Após a identificação da estratégia competitiva é feito um relacionamento desta com a estratégia de produção, identificando qual é a estratégia de manufatura mais adequada e que ajudará a empresa a obter vantagem competitiva frente a seus concorrentes. As medidas sugeridas no plano de ação foram divididas em 5 grupos de problemas: Superprodução e Excesso de Estoque e de Espera, Processamento ineficaz, Excesso de produtos defeituosos, Excesso de movimentos e Excesso em transporte. Primeiramente foi escolhido um dos grupos, com base em critérios definidos, e depois as medidas pertencentes ao grupo escolhido foram priorizadas levando-se em conta a prioridade competitiva da empresa e a necessidade de cada medida pela empresa.

Palavras-chave em portugues:
Orientador: