UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO B2B DE CONTEÚDOS MÓVEIS (MOBILE)


Esse trabalho apresenta uma análise do ambiente competitivo no mercado brasileiro de conteúdos para celular de maneira focada sobre as empresas com atuação em mercados organizacionais. O estudo foi realizado através da aplicação prática de técnicas de mapeamento e monitoramento do ambiente competitivo traçando um panorama da indústria, fundamentado em fontes secundárias, e um estudo detalhado do mercado de conteúdos para celular, baseado em 18 entrevistas com diversos participantes do mercado. A avaliação do ambiente estratégico é composta da análise de forças competitivas abordando cada um dos elos do sistema de valor desse mercado, sendo o resultado final uma perspectiva interessante sobre a cadeia produtiva, apontado problemas para seu desenvolvimento e a importância do mapeamento de pressões para a obtenção de um posicionamento estratégico sustentável.


Palavras-chave em portugues: Serviço de valor adicionado, Análise do mercado organizacional, Estratégia competitiva
Orientador:
Data de Defesa: