VALIDAÇÃO DE MODELO DE NEGÓCIOS EM STARTUP EM REESTRUTURAÇÃO

O presente trabalho apresenta a trajetória de reestruturação do modelo de negócios
de uma startup já existente. Essa reestruturação baseou-se na aplicação das
abordagens de Desenvolvimento do Cliente, Design Thinking e Lean Startup para
apoiar o desenvolvimento de um modelo de negócios que traduza as motivações
da equipe e que esteja alinhado às necessidades dos clientes. A startup consiste
em uma plataforma que resolve problemas de negócios de empresas por meio de
soluções de dados, conectando e intermediando empresas e profissionais de
dados. A autora do trabalho é uma das integrantes da equipe e primeira pessoa
contratada pelos fundadores. Para guiar o desenvolvimento do modelo de
negócios a estratégia foi definida com base em análises de mercado, entrevistas
com potenciais clientes, teste das hipóteses de forma prática com o intuito de se
chegar a um modelo sustentável. O modelo inicial foi estruturado a partir da visão
dos fundadores, em seguida iterado por meio de aprendizados obtidos junto aos
clientes. A cada aprendizado relevante, o produto mínimo viável foi alterado para
se testar as hipóteses. Com isso, chegou-se a um modelo que satisfaz a
necessidades do mercado em que se insere, de forma inovadora e acessível
Palavras-chave em portugues: Startup, Empreendedorismo, Plataforma, Modelo de Negócios, Desenvolvimento do Cliente, Design Thinking
Orientador:
Data de Defesa: