O Curso

Desde a criação do curso, o PRO já formou mais de 3.000 engenheiros de produção, com excelência acadêmica e grande conhecimento prático. Vem obtendo, por seguidos anos, a classificação “5 estrelas” no Guia do Estudante, além de ser considerado o melhor curso da área (de acordo com o Ranking Universitário Folha).  

Guia do Estudante 2014

A habilitação Engenharia de Produção, dentre todas as oferecidas pela POLI/ USP, é uma das opções mais disputadas pelos alunos, e diferentemente de outros cursos da Escola Politécnica, a opção por esta carreira deve ser feita já no ato da inscrição para o vestibular.

O engenheiro de produção está apto a trabalhar em diversas áreas dentro de uma empresa como: Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos; Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro; Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos; Área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos; Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos. E nos diferentes setores da economia como: Indústrias de automóveis, eletrodomésticos, equipamentos, etc. enfim setores que fabricam algum tipo de produto; Empresas de serviços tais como: empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, consultoria em qualidade, hospitais, consultoria em geral e cursos, etc.; Instituições e empresas públicas tais como: Correios, Petrobras, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, BNDEs, etc.; Empresas privadas de petróleo, usinas de açúcar, empresas de telefonia, agroindústrias, indústrias de alimentos, bancos (parte operacional), seguradoras e fundos de pensão, Bancos de investimento (na análise de investimentos).

Trechos do texto elaborado por Ricardo Naveiro (Professor da UFRJ e Diretor Técnico da ABEPRO – Gestão 2004/ 2005)

Fonte: Abepro