Monitoria – Algumas disciplinas da graduação têm monitores do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), formado por alunos de pós-graduação que realizam estágio junto a um docente do PRO, colaborando na docência de aulas de graduação de toda a Poli. Para tanto, podem receber uma bolsa da Capes.
Monitoria PEEG – O Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) é voltado a estudantes de todos os cursos da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria.
Iniciação Científica – A Iniciação Científica é uma atividade de pesquisa ligada à graduação. “Projetos de pesquisa são um diferencial no currículo de docentes e discentes, sendo um critério essencial nos processos seletivos de intercâmbio, por exemplo. E, para quem busca seguir carreira acadêmica, é uma ótima oportunidade para iniciar sua trajetória. O primeiro e mais importante passo durante a realização de uma iniciação científica é a escolha do tema do projeto. Não há restrições do que escolher: alunos da Poli podem fazer ICs em seu próprio departamento ou mesmo em outros institutos da USP. Uma vez escolhido o tema, deve-se agora procurar um professor, doutor ou pós-doutorando que possua vínculo com a USP, para orientá-lo durante o projeto.”
Programa Unificado de Bolsas (Bolsa PUB) – tem o objetivo de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados, que poderão se candidatar para participar de projetos, presentes em três vertentes: ensino de graduação, pesquisa, cultura e/ou extensão e em troca receber uma bolsa auxílio. Para saber mais sobre e se inscrever acesse o portal de serviços da USP e leia o edital.
Organizações estudantis e Grupos de Extensão
Na Poli além de todas as atividades oferecidas pelos cursos de cada engenharia, há também diversas oportunidades para desenvolver os conhecimentos aprendidos nos cursos de graduação através das organizações estudantis (grupos voltados para atender as necessidades e demandas dos alunos durante a graduação) e dos grupos de extensão (grupos que englobam na prática o conhecimento desenvolvido nas matérias, como empreendedorismo e tecnologia).
Organizações estudantis:
CAEP é o Centro Acadêmico da Engenharia de Produção da USP. O CAEP realiza diversos projetos com os mais variados temas, desde eventos acadêmicos, até eventos de integração entre estudantes, sejam da produção, da Poli e da USP. Dentro do CAEP, existe uma grande preocupação com pautas sociais e com questões de permanência estudantil na faculdade, porque é muito importante que todas as alunas e alunos se sintam bem recebidos e acolhidos dentro do ambiente da universidade.
Grêmio Politécnico da USP é uma associação acadêmica dos alunos da Escola Politécnica da USP, e, assim como o CAEP, também realiza iniciativas em prol da vida acadêmica dos alunos e participa da representação discente nos órgãos colegiados da EPUSP.
Associação Atlética Acadêmica Politécnica (AAAP) é o órgão oficial de representação esportiva da Poli. Disputa diversos campeonatos externos e organiza festas e eventos esportivos internos a fim de incentivar o esporte universitário dentro e fora da faculdade.
Grupos de Extensão (Abaixo estão listados alguns dos diversos grupos que a Poli tem. Somando há mais de 50 grupos de extensão que os alunos podem escolher e fazer parte para acrescentar na sua formação acadêmica):
Coletivos
Além de todas essas atividades, na Poli contamos também com coletivos para representação das minorias dentro da universidade. São eles:
PoliNegra – Coletivo negro
PoliGen e Politécnicas(R)existem – Coletivos feministas
Frente PoliPride – Coletivo de diversidade sexual e de gênero
Copyright © 2024 Departamento de Engenharia de Produção | Produzido por SCS - Mídias Online