Laboratórios

Laboratório de Análise, Desenvolvimento e Operação de Sistemas (LADOS)
Desenvolve projetos de pesquisa sobre sistemas tecnológicos avançados, combinando software livre, software proprietário e serviços tecnológicos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, para a reestruturação de processos produtivos e para a geração de modelos de negócios inovadores.
Coordenador: Prof. Dr. André Leme Fleury
Site: sistemas-producao.net/lados

Laboratório de Gestão da Inovação (LGI)
Propõe-se a avançar no conhecimento e na prática de organização e gestão da inovação nas empresas, bem como contribuir para o aperfeiçoamento e geração de políticas públicas. É um nó na rede dinâmica e viva de experiências e conhecimentos em inovação, reunindo competências e saberes multidisciplinares, articulando destacados atores das comunidades acadêmica, empresarial e de política de inovação. Seus membros têm experiência em pesquisa, didática, prática e em formulação de políticas públicas. O LGI coordena rede de entidades que desenvolve o NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação), projeto que possui o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e conta com a parceria de importantes empresas, oferecendo web-videocurso aberto e gratuito sobre gestão da inovação, acessível em http://pro.poli.usp.br/lgi (NAGI).
Coordenador: Prof. Dr. Mario Sergio Salerno

Laboratório de Gestão de Projetos (LGP)
Criado em 2009, com o objetivo de articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão relativas à temática de gestão de projetos. Foi concebido como um portal de conhecimento e fórum de discussão das comunidades docentes, discentes e profissionais da área. Busca-se criar um ambiente profícuo para discussão de temas relevantes e formulação e desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão destas comunidades.
Coordenadora: Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho
Site:  http://pro.poli.usp.br/lgp

Laboratório de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação, do Conhecimento e de Inteligência Competitiva (LETICIC)
Objetiva a realização de projetos de pesquisa sobre os temas relativos à Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação (TI), do Conhecimento e à Inteligência Competitiva. Esta abordagem permite integrar as atividades de pesquisas de temas tradicionalmente tratados no Departamento de Engenharia de Produção da EP-USP (PRO): Estratégia Competitiva, Alinhamento Estratégico da Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Técnicas Quantitativas de Análise de Dados e de Informações, bem como Sistemas de Apoio à Decisão. Este laboratório visa o aumento da visibilidade das atividades de pesquisa do PRO nos temas citados acima, e os projetos resultantes poderão proporcionar benefícios no âmbito das atividades de ensino (Pós-Graduação e Graduação), de Pesquisa e de Extensão do PRO.
Coordenador: Prof. Dr. Fernando José Barbin Laurindo
Site: leticic.wordpress.com/

Laboratório de Estratégias Integradas da Indústria da Mobilidade (Mobilab)
Tem por objetivos consolidar a experiência de mais de vinte anos de atividade de pesquisa, ensino e extensão voltada ao setor automotivo realizada no âmbito do PRO e definir uma nova abordagem para um setor industrial relevante que se encontra, em termos mundiais e nacionais, em processo de profunda mudança.
Coordenadores: Profs. Drs. Mauro Zilbovicius e Roberto Marx
Site: sistemas-producao.net/mobilab

Laboratório de Estudos em Design de Serviços e em Sustentabilidade (LEDss)
É referência para atividades de pesquisa, ensino e extensão voltada à Gestão em Serviços, Design de Serviços, Sustentabilidade e Inovação. Visa consolidar um espaço colaborativo de interação entre profissionais, alunos, a Universidade e Empresas, com foco no Desenvolvimento Sustentável e na Inovação em Serviços, gerando novos conhecimentos (por meio de eventos, orientação de projetos e iniciação científica, projetos com empresas de vários setores, entre outros). Anualmente promove as Mostras “Serviços na Praça” e “Sustentabilidade na Praça”, com a apresentação de trabalhos de alunos da graduação e pós-graduação (lato sensu).
Coordenador: Prof. Dr. Clovis Alvarenga Netto

InovaLab@POLI
O InovaLab@POLI é um laboratório multidisciplinar que oferece recursos avançados para projetos de engenharia (softwares, hardware, impressoras 3D, oficinas mecânica e eletrônica), com acesso livre para alunos de graduação da Escola Politécnica (POLI) e da Universidade de São Paulo (USP) como um todo. O laboratório visa: estimular o uso de recursos para inovação pelos alunos de graduação; motivar os alunos para continuar aperfeiçoando a sua formação técnica; e reforçar a formação de competências complementares, tais como: capacidade de trabalhar em equipe, conhecimento do mercado/cliente, criatividade para busca de soluções, capacidade de comunicação e mentalidade empreendedora.
Coordenadores: Profs. Drs. Roseli de Deus Lopes e Eduardo de Senzi Zancul
Site: sistemas-producao.net/inovalab

Redes de Cooperação e Gestão do Conhecimento (REDECOOP)
O objetivo do núcleo de pesquisa é encontrar alternativas para elevar o desempenho das empresas (especialmente das pequenas e médias empresas) e seu poder de competitividade através dos arranjos interorganizacionais, aglomerações industriais e das redes de cooperação produtiva, além de identificar as oportunidades e as barreiras relativas à geração, difusão e gestão do conhecimento por meio das redes de cooperação produtiva. É justamente o aspecto dinâmico de cooperação entre empresas e instituições, que operam em uma dada cadeia produtiva na busca das “eficiências coletivas”, o foco de maior atenção das pesquisas.
Coordenador: Prof. Dr. João Amato Neto
Site: sistemas-producao.net/redecoop

Centro de Inovação em Sistemas Logísticos (CISLog)
Tem como objetivo congregar, integrar, organizar e consolidar diferentes competências e capacidades em logística e supply chain, no âmbito da Escola Politécnica da USP. É orientado para o estudo e a elaboração de soluções para desafios reais da sociedade, desenvolvendo projetos nas áreas de ensino (cursos de pós-graduação e graduação), pesquisa (Principais temas: Sistemas de apoio à decisão baseados em otimização; Transportes e Multi-Modalidade; Análise de decisão multicritérios: malha logística e compras; Emissão de GEE; Logística sustentável; Logística humanitária e Desastres; e Distribuição em mercados emergentes e extensão (parcerias corporativas, educação continuada e participação em eventos).
Coordenadores: Profs. Drs. Hugo T. Y. Yoshizaki e Cláudio Barbieri da Cunha
Site: www.usp.br/cislog

Grupo de Estudos de Modelagem no Setor de Energia (GEMSE)
Criado em 2014, tem como objetivo analisar, com a utilização de ferramentas de pesquisa operacional e estatística, problemas relacionados ao uso de energia. Entre os projetos em andamento, estão:
a) Análise de preços de energia elétrica, com duas abordagens: Modelos baseados em agentes (simulação) para análise de leilões; e Modelos analíticos para previsão de preços;
b) Gestão de portfólios de energia, com duas abordagens: Modelos de otimização robusta em portfólios que incluem energia eólica e solar; e Aplicação de modelos de estoque na gestão de portfólios de commodities de energia;
c) Análise de aproveitamento de resíduos em usinas sucro alcooleiras (microgrids)
Coordenadores: Profs. Drs. Celma de Oliveira Ribeiro, Erik Rego e Roberto Ivo (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Laboratório de Projeto e Engenharia do Trabalho
Este laboratório tem como objetivo principal municiar pesquisadores, professores, alunos e profissionais que trabalham com a questão de soluções de engenharia para o aprimoramento do trabalho, nos mais diferentes segmentos da ergonomia, da psicodinâmica do trabalho e de outras ciências do trabalho, potencializando condições para analisar a realidade da produção e, sobretudo, para buscar soluções que visem o desenvolvimento das tarefas nas organizações. Assim, busca-se desenvolver o conhecimento e soluções para propiciar aos trabalhadores condições para produzir em conformidade com pressupostos que garantam que o resultado da sua atividade de trabalho favoreça a qualidade e a produtividade, assim como o desenvolvimento profissional, a realização de si e a construção da sua saúde.
Coordenador: Prof. Dr. Laerte Idal Sznelwar

Observatório da Inovação e Competitividade (OIC)
O Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (NAP-OIC) é um grupo de pesquisa interdisciplinar voltado ao estudo do processo de Inovação no Brasil. É formado por docentes/pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação vinculados à USP e a outras instituições de pesquisa. O NAP-OIC elabora pesquisas, consultorias e análises abrangentes sobre inovação para buscar entender como se dá esse processo, além de realizar seminários abertos ao público geral com o objetivo de debater e difundir o conhecimento produzido, permitindo que este sirva também como fio guia para a implementação de políticas públicas e estratégias de incentivo à inovação.
Coordenador: Prof. Dr. Mario Sergio Salerno
Site: oic.nap.usp.br