Pós-Doutorado

Os candidatos ao Programa de Pós-Doutorado da EP-USP deverão preencher os documentos solicitados pelas Comissões de Pesquisa da Escola e do PRO.

Seguem abaixo as orientações e a lista de documentação de cada comissão. 


COMISSÃO DE PESQUISA – ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 

Na Escola Politécnica, a participação de pesquisadores é uma atividade muito importante em pesquisa. Por isso, as diretrizes e gestão desta atividade estão sobre responsabilidade da Comissão de Pesquisa da Poli.

Como pós-doutorando na Poli, o doutor participará ativamente das atividades de pesquisa na área de sua escolha para aprimorar os seus conhecimentos e também vivenciar mais o ambiente acadêmico.

Pela excelência de projetos de pesquisa, ora sendo desenvolvidos na Poli, a participação de recém-doutores ou pesquisadores de outras instituições em atividades de pesquisa é muito bem-vinda. Destaca-se que a Universidade aceita que doutores que desenvolvam sua pesquisa em tempo parcial ou integral.

Os participantes do Programa devem atender a Res. CoPq Nº 7406/2017 alterada pela Res.7406/2019, cumprindo um mínimo de 960 horas para concluir o Programa. A Portaria PRP-Nº-701/2019 padroniza os modelos de declaração do pós-doc.

Sobre o Programa
Orientações para Ingresso no Programa

Critérios para Credenciamento de Supervisão de Pós-doutorado

Guia para o Programa de Pós-Doutorado da USP

Documentos Obrigatórios para Cadastramento Inicial 
Formulário de Cadastramento Inicial

A data do início no Programa será sempre a data de aprovação da CPq.

A prorrogação deverá ser solicitada até 40 dias antes da data final de vigênciano sistema Atena. Após a solicitação, junte os documentos obrigatórios e entregue em papel ao representante da CPq no departamento de seu supervisor.

Documentos Obrigatórios para Prorrogação 

Formulário de Prorrogação

O relatório final deverá ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data final de vigênciano sistema Atena.  Seu supervisor precisa aprová-lo no sistema. Após inserir o relatório, junte os documentos obrigatórios e entregue em papel ao representante da CPq no depto de seu supervisor. O relatório não poderá ser encadernado.

Documentos Obrigatórios para Encerramento

Formulario-3-Encerramento

No sistema Atena também deverão ser feitas as solicitações de afastamento do pós-doc, afastamento do supervisor, substituição do supervisor, alteração de bolsa e antecipação de término do projeto. Os documentos referentes às solicitações devem ser juntados ao processo.

Modelo de Documentos

Anexo I –Termo de Ciência

Anexo II-Termo de Compromisso – Sem Bolsa

ANEXO-III-Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual

Modelo – ParecerAdHoc

Manual do Sistema Atena

FAQ – USP – Pós-Doutorado

Tel.: (11) 3091-5612
e-mail: posdoc@poli.usp.br / pesquisa@poli.usp.br

Fonte: Site da Escola Politécnica da USP (link original: clique aqui).


COMISSÃO DE PESQUISA – DEP. DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA EP-USP

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD) DA CAPES 2018-2019: EDITAL 01/2018ERRATA DO EDITAL 01/2018; TERMO ADITIVO DE RETIFICAÇÃO nº 1 – EDITAL 01/2018RESULTADO FINAL 

PLANO ACADÊMICO

Estrutura Projeto de Pesquisa Pos-Doc

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS

Formulário assessoria ad hoc
Plano de pesquisa
Resolução nº 7406 – Nova resolução
Normas para Pós-Doutorado SEM BOLSA no PRO
Normas de Pós Doc com bolsa
Modelo – Relatório Final de Encerramento de Pós-Doutorado

Todos os documentos deverão ser encaminhados aos cuidados de Sara Lima, sala FG-243 – 2º Andar ou através do email sara.lima@vanzolini.com.br.
Documentação condicionada à aprovação do Conselho do PRO.