Fale conoscoFacebookYoutubeLinkedin

Premiados de 2020

Vencedor do Prêmio Otto Bekman

EFFICIENCY OF BRAZILIAN PUBLIC SCHOOLS: A DOUBLE-BOOTSTRAPPED DATA ENVELOPMENT ANALYSIS
Aluno: Daniel Sanches Montemor Augusto
Orientadora: Celma de Oliveira Ribeiro

Resumo: O objetivo deste estudo é realizar uma compreensiva análise da eficiência das escolas públicas brasileiras. Inicialmente, mostramos uma revisão sistemática da literatura sobre estudos de eficiência não-paramétrica em escolas de ensino fundamental, avaliando 63 artigos diferentes, juntamente com uma ampla visão geral do contexto educacional brasileiro. Em seguida, realizamos uma Análise de Envelopamento de Dados com Método Double Bootstrap em uma extensa amostra de 10.656 escolas, configurando o maior estudo feito sobre o contexto brasileiro e um dos mais abrangentes entre os países em desenvolvimento. O modelo tem cinco inputs (Intensidade de Ensino, Qualidade de Ensino, Relação Aluno por sala de aula e duas variáveis de desempenho acadêmico passado) e três outputs (Taxa de Progressão e pontuação padronizada em Matemática e Português), enquanto empregamos onze variáveis não discricionárias diferentes para avaliar seu impacto sobre as pontuações de eficiência. Os resultados mostram um escore de eficiência médio relativamente alto (87%), mas também disparidades relevantes entre os estados, o que implica na necessidade de estratégias políticas diferentes em cada caso. Oito das onze variáveis não-discricionárias tiveram impacto estatisticamente significativo, indicando conformidade com os resultados da literatura internacional sobre variáveis relacionadas à escola, mas diferenças sobre as variáveis relacionadas à comunidade e à família, o que motiva a realização de análises semelhantes em outros países em desenvolvimento.
Trabalho de Formatura Completo (não disponível)


Vencedor do Prêmio Otto Bekman

MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO DE UM PROBLEMA DE GERAÇÃO DE ESCALAS DE TRABALHO PARA MÉDICOS: ESTUDO DE CASO EM UMA REDE HOSPITALAR
Aluno: Eduardo Assunção Praça
Orientador: Leonardo Junqueira

Resumo: Em virtude da maior competitividade entre organizações hospitalares, há maior busca pelo uso de aplicações que sejam responsáveis por uma melhor gestão e otimização de recursos. Dentre as aplicações, destaca-se a utilização de conceitos de Pesquisa Operacional, principalmente quando aplicada à gestão da força de trabalho nos hospitais, em virtude dos custos associados ao contingente de trabalho e de manutenção de bom nível de atendimento dos pacientes. Como foco deste estudo, tem-se a busca pela geração otimizada de escalas de trabalho, por meio da criação de modelo baseado em programação linear inteira. Apresenta-se, com base em fundamentação teórica do que há de estado da arte no assunto de geração de escalas de trabalho dentro da área médica, modelagem matemática baseada em um problema de otimização de restrições capaz de considerar as especificidades relevantes para o estudo em questão. Dentre os aspectos abordados estão a necessidade de folgas, indisponibilidade de médicos em certos perıodos, seqüências de turnos proibidas e preferências de gestores de equipes médicas de rede hospitalar, que auxiliaram com dados para obtenção de cenário real. Como abordagem de solução do problema, optou-se pela utilização da aplicação Gurobi, solver de estado da arte para otimização de modelos matemáticos, com suporte para a linguagem Python. Como coleta de dados, fez-se inicialmente um caso teste inicial para validação do modelo e, posteriormente, tanto captação de dados reais para verificação de aplicabilidade prática como geração de instâncias aleatorizadas para averiguação de eficiência computacional. Observa-se que, apesar de se tratar de um problema NP-hard, as restrições de indisponibilidade fazem com que o número de potenciais soluções diminua, de modo que os tempos computacionais para otimização de cenários práticos não seja elevado. Com relação aos principais benefícios para os gestores, encontram-se a praticidade de não ter que dedicar diversas horas para a criação manual das escalas de trabalho e a garantia de que a escala obtida e a que maximiza a preferência da equipe, potencializando o nível de qualidade do serviço médico prestado.
Trabalho de Formatura Completo


Menção Honrosa

THE CASE OF B CORPS AND THE B IMPACT ASSESSMENT: An in-depth analysis on motivations, advantages and local adaptation
Aluna: Carolina Nakamura Chapuis
Orientadora: Roberta de Castro Souza Pião

Resumo: O movimento B Corp nasceu das necessidades latentes de responsabilidade legal e uma avaliação de impacto padronizada para organizações que buscam atender aos três pilares da sustentabilidade e a estratégias de responsabilidade social corporativa. O presente estudo explora duas perguntas fundamentais envolvendo a certificação B: a primeira, para entender o nível de adaptabilidade da Avaliação de Impacto B em contextos locais (RQ1); e a segunda, para identificar as motivações que levam empresas à certificação e as vantagens que tais organizações podem obter por serem certificadas (RQ2). A Avaliação de Impacto B é, supostamente, uma ferramenta inteligente capaz de adaptar a distribuição dos pontos nas suas cinco categorias de impacto de acordo com as especificações da organização. Baseado em análise estatística e teste de hipótese Kruskal-Wallis, os resultados indicam que a Avaliação de Impacto B é capaz de adequadamente realocar os pontos de acordo com o setor e o continente da empresa, o que indica homogeneidade e flexibilidade da ferramenta. Ainda, foi identificado que a presença de legislação sobre ‘Empresas de Benefício’ tem um impacto positivo no número de empresas B certificadas em uma dada localidade. A análise qualitativa em RQ2, por sua vez, identificou duas diretrizes motivadoras para certificação: pressões externas e internas. As primeiras são essencialmente guiadas por três dimensões: ambiente competitivo – e a relevância dada pelos competidores a RSC e Empresas B –, orientação da cadeia de valor – se algum membro com alto poder de barganha indica algum tipo de orientação ou exigência com relação a sustentabilidade – , e o ambiente regulatório da empresa. As últimas, por sua vez, representam a vontade de uma organização em alcançar um aprimoramento da cadeia de valor por meio da certificação. Tal aprimoramento é identificado como o desdobramento prático das vantagens adquiridas por meio da certificação e é dirigido por cinco dimensões de aprimoramento: conhecimento, credibilidade e imagem, acesso ao mercado e políticas públicas, recursos humanos e aprimoramento legal por meio de proteção da missão e responsabilidade legal. Uma Matriz de Ação baseada em técnicas de matrizes de decisão é, então, proposta como o resultado da combinação de ambos os tipos de pressão, de modo a providenciar ao leitor a posição de uma dada empresa frente às possibilidades de obtenção do certificado B e de engajamento em estratégias de responsabilidade social corporativa.
Trabalho de Formatura Completo