Fale conoscoFacebookInstagramYoutubeLinkedin
\ Universidade de São Paulo - Sites > Departamento de Engenharia de Produção == > Destaques > Projeto temático FAPESP 20/16011-5 | Modelos de negócios circulares e ecossistema: incorporando inclusão social

Resultado final: candidatos selecionados.

Candidatos selecionados para etapa de entrevistas: clique aqui.

Vigência: 01 de junho de 2023 – 31 de maio de 2028.

Pesquisador responsável (PR): Marly Monteiro de Carvalho.

Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP).

Pesquisadores principais: Roberta de Castro Souza (PP); Susana Carla Farias Pereira (PP).

Pesquisadores associados: Afonso Carlos Corrêa Fleury; Aldo Roberto Ometto; Breno Torres Santiago Nunes; Diego Vazquez-Brust; Flavio Hourneaux Junior; Gabriela Scur Almudi; Luciano Campos Batista; Lucila Maria de Souza Campos; Thayla Tavares de Sousa Zomer.

Resumo: Os modelos de economia circular socialmente inclusivos podem lidar com as crescentes limitações na disponibilidade de recursos naturais e, ao mesmo tempo criar valor para as empresas e oportunidades de emprego para setores de baixa renda da sociedade. No entanto, os modelos de economia circular dependem de interações com muitos stakeholders em complexos ecossistemas. Nosso conhecimento de como os ecossistemas de negócios circulares criam, capturam, mantêm e compartilham valor ainda é limitado. Do mesmo modo, limitado é o nosso conhecimento de como os modelos de economia circular podem ser mais inclusivos e qual o papel que as comunidades mais vulneráveis desempenham nos ecossistemas de negócios circulares. O projeto visa compreender em profundidade como escalar modelos de economia circular socialmente inclusivos. Para isso, conduziremos trabalho de campo envolvendo empresas que implementam economia circular em diferentes setores produtivos.

Se você ficou interessad@ temos oportunidades de pesquisa de pós doutorado vinculadas ao projeto.

Mais informações no edital: clique aqui.

📆 Data limite para aplicação: 27/10/2023.

Time de supervisores: Marly M. Carvalho (PR), Roberta Pião (PP), e Susana Pereira (PP).

O projeto é liderado pela Universidade de São Paulo e pela Fundação Getúlio Vargas, em colaboração com University of Portsmouth e Aston University.

________________________________________________________________________

FAPESP Thematic Grants 20/16011-5 – Circular business models and ecosystem: embracing social inclusion perspective

Duration: June 01, 2023 – May 31, 2028.

Responsible Investigator: Marly Monteiro de Carvalho.

Host institution: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP).

Principal investigators: Roberta de Castro Souza; Susana Carla Farias Pereira.

Associate Investigators: Afonso Carlos Corrêa Fleury; Aldo Roberto Ometto; Breno Torres Santiago Nunes; Diego Vazquez-Brust; Flavio Hourneaux Junior; Gabriela Scur Almudi; Luciano Campos Batista; Lucila Maria de Souza Campos; Thayla Tavares de Sousa Zomer.

Socially Inclusive Circular Business Models (SICBMs) offer a promising avenue to address the growing challenges associated with the depletion of natural resources, while simultaneously generating value for businesses and creating employment opportunities for marginalized communities. However, these circular economy models operate within intricate ecosystems that involve multiple stakeholders. Unfortunately, our understanding of how value flows within these circular business ecosystems remains limited, and there is a dearth of knowledge regarding how to make circular economy models more inclusive, especially with regards to the involvement of vulnerable communities. Consequently, socially inclusive circular economy models remain rare, with limited potential for scalability. This project seeks to conduct a comprehensive investigation into the strategies and mechanisms required to scale up socially inclusive Circular Business Models (CBMs) and embedded ecosystems.

Are you interested in this opportunity? We have postdoctoral positions available.

More information about how to apply at: click here.

📆 Deadline for Applications: 27/10/2023.

Supervising team: Marly M. Carvalho (Responsible Investigator), Roberta Pião (Principle Investigator),  and Susana Pereira (Principle Investigator).

The project is led by Universidade de São Paulo and Fundação Getúlio Vargas, in joint collaboration with University of Portsmouth and Aston University  of Technology.