O Centro de inovação, estudos e pesquisas da transição energética para uma economia de baixo carbono é uma parceria entre o Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (Poli) da USP, a Cosan e a Fundação Vanzolini; e ficará sob coordenação dos professores Celma Ribeiro e Erik Rego.
O mundo enfrenta uma grave crise devido à emissão de gases de efeito estufa que, por sua vez, provocam o aquecimento global e as mudanças climáticas, e seus eventos extremos. Tal aquecimento ocorre mais rapidamente que em qualquer outro momento registrado na história. Globalmente, a geração de energia a partir da queima de combustíveis fósseis é o principal responsável pela situação atual. A mudança para fontes renováveis de energia tornou-se uma prioridade internacional, e o Brasil possui enorme potencial para liderar essa transição podendo contribuir decisivamente para mitigar as causas das mudanças climáticas e se posicionar como líder na transição energética.
Neste contexto, o CENTRO, por meio de suas pesquisas, tem por objetivo contribuir e influenciar as estratégias brasileiras de forma que o país se consolide como um dos líderes globais desse processo. Para tanto, atuará de forma multidisciplinar, aproveitando o melhor das competências de política energética, mercados de energia, otimização, modelagem matemática, economia da energia, etc., sempre com o olhar disruptivo.
E uma das formas de contribuição é a partir da formação de profissionais e pesquisadores de alto nível, para tanto, o CENTRO está oferecendo bolsas de pós-doutorado, mestrado, pré-mestrado e iniciação científica. Além disso, serão promovidas diversas atividades acadêmicas a fim de fomentar a colaboração entre os diferentes públicos da Universidade, tais como workshops, competições, desafios e premiações.
Veja a descrição completa das vagas e como se candidatar, clique aqui.
Profa. Dra. Celma de Oliveira Ribeiro
Celma possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo – USP. Doutora em Engenharia de Produção pela USP, concluiu seu pós-doutoramento na Universidade do Porto – Portugal. É professora Associada Nível 2 junto ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP desde 2019. Celma trabalhou na companhia Ultragaz e foi diretora administrativa da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (EPUSP) e atualmente é vice-chefe do Departamento Engenharia de Produção da EPUSP. Sua área de pesquisa está centrada em modelagem matemática e ciência de dados aplicadas à energia, sustentabilidade, economia e finanças, trabalhando com o desenvolvimento de modelos de decisão sob incerteza considerando riscos financeiros, ambientais e tecnológicos. Celma tem participado ativamente de projetos voltados ao setor energético junto a empresas como Shell, Petronas e outras. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ (nível 2).
Contato: celma@usp.br
Prof. Dr. Erik Eduardo Rego
Erik Rego formou-se em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica-USP, Bacharelado em Ciências Econômicas pela FEA-USP, especialização em derivativos pela BM&F (atual B3), Mestrado em Energia e Doutorado em ciências – área energia pelo IEE-USP com sanduíche na Universidade de Illinois (Estados Unidos), e livre-docente em Economia de Produção e Engenharia Financeira pela POLI-USP. Desde 2013 é professor do departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, já tendo sido auxiliar de ensino do departamento de economia da FEA-USP e outras faculdades particulares. Além da academia, acumula experiência de mais de 20 anos em banco de investimento, empresa de consultoria e empresa pública, atuando no setor de energia elétrica, ocupando as posições de diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética – EPE. Sócio-Diretor da Excelência Energética Consultoria e Presidente do Comitê de Energia da Amcham, e desde junho de 2023 atua também na PSR Consultoria. Durante a passagem pela EPE, liderando equipe de cerca de 90 engenheiros, cedido e consequentemente afastado da Escola entre 2019 e 2021, foi responsável por projetos de planejamento de expansão de transmissão, análise de portfólio de expansão de geração, estudo e implementação do mercado de capacidade brasileiro, desenho e teto de preços de leilões de energia, análise de renegociação de Itaipu, entre outros. Atualmente ainda é membro, por notório saber, do Conselho Estadual de Política Energética – CEPE, sendo que já foi membro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE.
Contato: erikrego@usp.br
Copyright © 2025 Departamento de Engenharia de Produção | Produzido por SCS - Mídias Online