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Disciplina “Introdução ao Projeto de Engenharia” estimula soluções inclusivas com foco em Tecnologias Assistivas

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) concluiu mais um oferecimento da disciplina PNV3100 – Introdução ao Projeto de Engenharia, voltada aos(às) estudantes ingressantes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Naval e Engenharia Mecânica. A atividade envolveu mais de 180 alunos(as) e teve como tema central o desenvolvimento de Tecnologias Assistivas, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

A apresentação final dos projetos foi realizada no dia 24 de junho, reunindo as equipes para a exposição das soluções desenvolvidas ao longo do semestre.

Organizados(as) em equipes multidisciplinares, os(as) estudantes foram desafiados(as) a propor soluções para demandas reais de pessoas com deficiência – incluindo deficiências visuais, motoras, auditivas, intelectuais, o espectro autista, neurodivergências e processos de reabilitação.

Como resultado, foram desenvolvidos 31 projetos com alto potencial de impacto social, entre eles:

  • Leitor digital em braille
  • Soluções para mobilidade urbana de pessoas cegas
  • Plataforma de fisioterapia remota
  • Aplicativos para comunicação alternativa
  • Sistema para coibir uso indevido de vagas especiais
  • Jogos pedagógicos táteis

A proposta pedagógica da disciplina valoriza a formação técnica aliada à reflexão ética e ao engajamento com os desafios da sociedade, reforçando o compromisso da universidade pública com uma engenharia mais inclusiva, acessível e transformadora.

A disciplina foi conduzida pelos(as) docentes: Celso Pupo Pesce, Daniel Prata Vieira, Francisco Javier Ramírez Fernandez, Helio Mitio Morishita, Henrique Estanislau Maldonado Peres, Hernani Luiz Brinati, Marcelo Massarani, Mauro Zilbovicius (PRO), Tiago F. A. C. Sigahi (PRO) e Wesley Beccaro.

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