Finalista
Sequenciamento de Centros Produtivos com Formação de Lotes Considerando Ocupação e Atendimento de Datas
Autor: Felipe Kesrouani Lemos
Orientador: Prof. Dr. Miguel Cezar Santoro
RESUMO:
Este trabalho se propõe a analisar a questão do sequenciamento de ordens de produção no contexto de centro produtivos em que as operações apresentam formação de lotes. Trata-se de auxiliar o processo de decisão associado ao trade-off entre atendimento de datas e utilização de matérias-primas. Embora seja a intersecção de dois temas bastante clássicos na literatura (corte e empacotamento, e sequenciamento), verificou-se que não há riqueza de abordagens conjuntamente. Heurísticas construtivas foram escolhidas como modelo de solução por sua agilidade de processamento, consonante com as demandas do contexto estudado. Foram abordados 3 diferentes problemas (unidimensional, bidimensional guilhotinado e bidimensional não-guilhotinado), para cada um dos quais 10 variantes de heurísticas foram testadas. Destaca-se o uso de heurísticas construtivas probabilísticas como forma de mitigar a deficiência da baixa exploração do espaço de soluções viáveis da versão determinística. Experimentos computacionais foram realizados para comparar os resultados propostos por tais heurísticas sob diferentes condições de ponderação dos critérios, folga dinâmica e dimensões dos itens. Foi feita uma aplicação prática da heurística tida como a mais adequada para o caso, com resultados satisfatórios do ponto de vista da ocupação dos objetos e englobando o atendimento de datas, antes não levado de maneira padronizada nas operações de tais centros.
Trabalho de Formatura Completo
Finalista
Melhoria de Desempenho em uma Fábrica de Cosméticos Por Meio de uma Abordagem Participativa
Autor: Júlia de Bastos Martini
Orientador: Prof. Dr. Dario Ikuo Miyake
RESUMO:
O trabalho teve como objetivo estudar a aplicação de uma abordagem participativa para a melhoria do desempenho de uma linha de envase de xampus de uma das fábricas de um grupo multinacional do setor de cosméticos. Frente ao crescimento e à competitividade deste setor, a melhoria do desempenho na fábrica estudada mostra-se importante para assegurar o suprimento da demanda, a flexibilidade industrial, reduzir custos de produção, entre outros desafios. Uma vez que a fábrica não pretende aumentar seu parque industrial ou instalar novas linhas de produção, o problema consiste em aumentar o rendimento da estrutura atual, reduzindo perdas operacionais e melhorando a utilização dos equipamentos e da mão-de-obra disponíveis atualmente. Foi realizado um projeto piloto na Linha 23 que, por apresentar grandes perdas operacionais e ser responsável por um grande volume de produção, foi escolhida como prioridade na implantação do projeto. A abordagem utilizada apoiou-se nos pilares de Melhoria Específica e de Manutenção Autônoma da Manutenção Produtiva Total (TPM), em técnicas de Gestão da Qualidade para a resolução de problemas e na participação dos responsáveis pela operação, manutenção e supervisão dos equipamentos em questão. A aplicação da abordagem gerou resultados relevantes, tanto para a fábrica quanto para os participantes do projeto. Pôde-se constatar uma redução nas perdas operacionais da Linha 23 e elevação do Rendimento Operacional, assegurando o cumprimento dos planos de produção. Apesar de algumas dificuldades encontradas na implantação, o projeto gerou melhorias na condição de operação dos equipamentos, na dinâmica de trabalho da equipe envolvida, bem como na capacidade e na agilidade de resolução de problemas. Os bons resultados alcançados e a experiência adquirida no projeto piloto da Linha 23 fornecem uma base para a continuidade do trabalho iniciado nesta Linha e uma possível expansão da abordagem adotada para as demais linhas de produção.
Trabalho de Formatura Completo
Finalista
Re-modelamento de Processos e Aplicação de Tecnologia da Informação Para Gestão da Alocação de Recursos Humanos a um Portfólio de Projetos
Autor: Juliana Poço Ramos
Orientador: Prof. Dr. Fernando José Barbin Laurindo
RESUMO:
O presente trabalho aborda a gestão da alocação de recursos humanos para um portfólio de projetos em uma empresa de soluções de engenharia. Seu objetivo é demonstrar como a empresa em questão realiza a gestão da alocação de seus recursos humanos, identificar os principais problemas neste processo e propor soluções para a sua melhoria, usando uma aplicação de tecnologia da informação, tendo em vista seu impacto nos resultados da corporação. O trabalho se baseia nos conhecimentos adquiridos durante o curso de Engenharia de Produção, em pesquisas em fontes bibliográficas relacionadas ao tema e em observações, entrevistas e levantamentos realizados durante estágio supervisionado na empresa em estudo. Primeiramente são explicitadas as justificativas para o estudo do tema e as bases teóricas necessárias para o desenvolvimento do mesmo. Em seguida, é descrita a evolução histórica do processo em estudo, sua situação atual e seus principais problemas são identificados. Por fim, é elaborada a sugestão de solução para os desafios levantados e são relatados os resultados obtidos através da implantação da mesma na empresa. O resultado deste trabalho é um conjunto de processos considerados adequados para a gestão da alocação de recursos para portfólios de projetos, e uma ferramenta de tecnologia da informação para registro, tratamento e disponibilização dos dados de alocação dos profissionais.
Trabalho de Formatura Completo
Finalista
Redução do Tempo de Setup de Linha de Envase em uma Indústria de Cosméticos.
Autor: Melina Takahashi Guedes
Orientador: Prof. Dr. Paulino Graciano Francischini
RESUMO:
Este trabalho teve como objetivo analisar o processo produtivo e desenvolver ações corretivas capazes de eliminar a principal causa do baixo nível de atendimento da linha de envase mais crítica da fábrica Rio São Francisco da Natura. O foco foi determinado a partir do desdobramento da estratégia de negócios definida pelo mapa estratégico da empresa para 2009-2013, que direcionou a área industrial para a redução de dois indicadores: INA (Índice de Não-atendimento) e NC (Notificações da Consultora). Para combater o INA, as fábricas começaram a controlar o nível de atendimento por SKU, enquanto que, para garantir baixos índices de NC´s, foram traçados planos de ação para inspeção e controle da qualidade de processos e produtos. Considerando que a atuação para redução das NC´s seria muito limitada, uma vez que as ações ficaram mais centralizadas na área de qualidade e no Picking, este estudo foi direcionado para investigar os baixos índices de NA da fábrica Rio São Francisco, inferiores à meta definida de 75%. A análise de dados do OEE de todas as linhas da fábrica mostrou que o tempo de setup da Linha 7 consistia no maior responsável pelos baixos valores de NA. Desse modo, este trabalho de formatura contou com a aplicação da metodologia SMED – Single Minute Exchange of Die, desenvolvida por Shingo (1985), aliada a outras técnicas e ferramentas pertencentes ao rol de disciplinas do curso de engenharia de produção, como cálculo do VPL, Programa 5S e algumas ferramentas da qualidade, para a resolução do problema. Os resultados do projeto indicaram uma redução de 40% a 60% do tempo de setup da Linha 7, de acordo com o tipo de setup, o que pode representar um aumento de produção de até 411.372 unidades de colônias por ano, considerando um cenário otimista.
Trabalho de Formatura Completo
Finalista
Pesquisa Operacional Aplicada à Área de Logística de Transporte Rodoviário em Projetos de Grande Porte
Autor: Sérgio Bassi
Orientadora: Profa. Dra. Débora Pretti Ronconi
RESUMO:
Este trabalho tem o objetivo de estudar o processo de gerenciamento de coletas de carga em fornecedores de uma empresa de engenharia que atua na área de projetos de grande porte, especialmente em regime EPC – Engineering, Procurement and Construction. Tal transporte é feito por terceiros, porém a empresa tem total liberdade de definição de roteiros bem como de estruturação e programação das coletas. Através desta análise será proposto um modelo a ser aplicado para que o aproveitamento dos veículos utilizados seja o máximo possível e, consequentemente, os custos sejam reduzidos. Tal caso é caracterizado como um problema de roteirização de veículos, com coleta fracionada, frota heterogênea, janelas de tempo e custos escalonados, que consistem em faixas de custeio que variam, em patamares, conforme a faixa de distância percorrida. Para sua resolução, serão aplicadas técnicas de Pesquisa Operacional, com o desenvolvimento de uma programação que terá por base um algoritmo da literatura, com as devidas adaptações e premissas. Tal programação será desenvolvida no ambiente Microsoft Excel em linguagem VBA – Visual Basic for Applications –, cuja difusão no ambiente empresarial é ampla. Numa etapa anterior à heurística haverá a utilização do software de otimização Xpress para a resolução exata de uma versão reduzida do problema. A viabilidade da aplicação do modelo desenvolvido, considerando os ganhos a serem obtidos, poderá ser observada pela comparação com dados de demanda e custos reais de um projeto recentemente finalizado pela empresa. Deste modo, será comprovado que as técnicas de Pesquisa Operacional são de grande valia à tomada de decisão em casos combinatórios como este e ajudam a promover redução de custos e melhorias nos processos atuais das empresas.
Trabalho de Formatura Completo
Finalista
Seleção e Acompanhamento de Oportunidades de Investimento Tipo Venture Capital em Empresas Inovadoras.
Autor: Thiago Pinheiro Faury
Orientadora: Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho
RESUMO:
Durante o ciclo de vida das empresas existe um momento crítico em que elas precisam de recursos para lançar seus produtos no mercado e alavancar suas receitas. É especialmente nesse instante em que os empreendedores procuram uma modalidade de investimento chamada Venture Capital. No Venture Capital, o investidor busca aportar recursos a empresas emergentes que atuem em setores estratégicos através de um modelo de negócios inovador. A organização estudada neste trabalho, prestadora de serviços profissionais, tem interesse em estruturar duas fases específicas em seu processo de investimento: a originação e o acompanhamento (pós-investimento) de investidas. Para tanto, este Trabalho de Formatura propõe uma estrutura teórico-conceitual (framework). A construção deste framework foi baseada na revisão da literatura, no diagnóstico da área de Novos Negócios da organização estudada e em questionários voltados a três grupos de especialistas: Mercado, Empreendedores e Neutro (acadêmicos, consultores em inovação e gerentes de incubadoras). Com o auxílio do software ATLAS.ti foi feita a Análise de Conteúdo dos discursos dos entrevistados, gerando um interessante diagnóstico a respeito das práticas de Venture Capital no Brasil, que poderá orientar não só a organização estudada, como também a todos os envolvidos na indústria de capital de risco, inovação e empreendedorismo.
Copyright © 2024 Departamento de Engenharia de Produção | Produzido por SCS - Mídias Online