Finalista
Gestão de Portfólio: Um Estudo em uma Empresa do Setor de Varejo Alimentar
Autor: Daniela Satie Kondo
Orientadora: Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho
RESUMO:
O presente trabalho teve como objetivos compreender a gestão de portfólio e sua evolução ao longo do tempo no contexto de uma empresa internacional do setor de varejo alimentar. Primeiramente, apresenta-se o levantamento das características do setor do varejo alimentar mundial e a análise da inserção da empresa estudada nesse contexto. O período de análise das decisões estratégicas referentes à composição do portfólio de negócios da empresa compreendeu de 1995 a 2010, dividido em dois períodos, o primeiro em que o setor varejista mundial presenciou uma forte atividade de operações de fusões e aquisições, e o segundo marcado por uma tendência de recentralização. Foram utilizados dois métodos de gestão de portfólio para análise: Matriz de crescimento e tela de atratividade. A análise das Matrizes de Crescimento evidenciou que a empresa acabou por seguir as diretrizes recomendadas pela literatura, passando de um portfólio altamente desbalanceado em 2000 a um melhor equilibrado em 2009 após a venda de ativos que não estavam bem posicionados estrategicamente. Uma vez analisadas as experiências passadas da empresa em questão, partiu-se para a análise de novas oportunidades de crescimento a partir de um estudo considerando empresas potenciais, localizadas diferentes países da América Latina. Através do uso da metodologia de AHP (Analytic Hierarchic Process), as diferentes empresas e países foram classificados em termos de atratividade, segundo critérios elaborados pela equipe tomadora de decisão. Por fim, a elaboração da Tela de Atratividade para os negócios em questão evidenciou qual das empresas representaria uma oportunidade primária de investimento para a empresa.
Trabalho de Formatura Completo
Finalista
Sistemas de Indicadores de Desempenho em Projetos: Um Estudo Exploratório
Autor: Julia Garaldi Borges
Orientadora: Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho
RESUMO:
O presente trabalho visa propor um sistema de indicadores de desempenho de projetos, a partir da análise da importância dos critérios de sucesso em projetos, considerando-se a influência das variáveis tipologia de projeto e tipo de stakeholder. A pesquisa foi desenvolvida em uma empresa de engenharia e soluções integradas de infraestrutura, com atuação em diversos setores. A abordagem metodológica envolveu em uma primeira fase uma revisão da literatura, seguida de diagnóstico dos projetos e sistema de indicadores de desempenho em curso na empresa e proposição. Em uma primeira etapa foram tratados 54 projetos da base de dados da empresa para categorização e análise. Em seguida foi feito um levantamento com gerentes e outros envolvidos na atividade de projeto para identificar a importância dos critérios de sucesso. Os resultados apontam para uma influência significativa do tipo de projeto na importância dos critérios de sucesso, no entanto, o mesmo não ocorreu para o tipo de stakeholder. O resultado da pesquisa demonstrou que os critérios mais relevantes foram “cumprimento de cronograma” e “cumprimento de requisitos”, enquanto os menos relevantes foram “nova capacidade organizacional” e “capacidade dos fornecedores”. As análises e conclusões do estudo fundamentaram a proposição de um sistema de indicadores a ser implantado na empresa analisada, cujo projeto piloto apresenta flexibilidade para atender o contingenciamento dos indicadores por tipo de projeto.
Trabalho de Formatura Completo
Finalista
Problema Integrado de Dimensionamento e Sequenciamento de Lotes de Produção em uma Fábrica de Produtos de Higiene Pessoal
Autor: Paula Lopes de Jesus Saboia
Orientadora: Profa. Dra. Débora Pretti Ronconi
RESUMO:
Este trabalho se propõe a analisar a questão do dimensionamento e sequenciamento de lotes de produção em uma fábrica de uma empresa de bens de consumo descartáveis do ramo de higiene pessoal e limpeza doméstica. Trata-se de auxiliar o processo de planejamento da produção levando em conta os custos de preparação de máquina, de produção, de estocagem e de backorders. Embora seja um tema amplamente tratado na literatura, há pouco material disponível envolvendo máquinas distintas operando em paralelo, setup dependente da sequência e permissão de backorders. Além disso, não há nenhum trabalho que considere o número de equipes supervisoras de produção. Por se tratar de um problema NP-difícil não foi possível encontrar uma solução viável por métodos exatos. Aplicou-se então uma estratégia da heurística relax-and-fix tradicionalmente utilizada na literatura para a resolução deste tipo de problema. Experimentos computacionais foram realizados para comparar os resultados propostos pela heurística com os obtidos na realidade pela empresa. Os custos sugeridos pela heurística ficaram abaixo dos custos praticados pela organização. Por fim testes adicionais foram realizados incluindo a resolução do problema com parâmetros diferentes de entrada e uma análise do impacto da variação do número disponível de equipes de supervisão da produção no custo total da operação.
Copyright © 2024 Departamento de Engenharia de Produção | Produzido por SCS - Mídias Online