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Premiados de 2014

Prêmio Otto Bekman

Criação de uma plataforma de classificados online para músicos: uma aplicação do Lean Startup
Autor: Felipe Rodrigues De Pierro
Orientador: Prof. Dr. André Leme Fleury

RESUMO:
Esse trabalho apresenta uma aplicação dos conceitos do Lean Startup em uma empresa de tecnologia nascente, o Music Jungle, percorrendo todo o processo de busca pelo modelo de negócios ideal.
A startup desenvolvida trata-se de plataforma que permite que pessoas e estabelecimentos comerciais comprem e vendam produtos e serviços direcionados a músicos. O autor do trabalho é um dos fundadores da empresa, estando presente em todas as etapas.
Para que o projeto fosse concretizado, o autor desenvolveu um método que envolve a definição da estratégia com base em análises do mercado e a validação das hipóteses do modelo de negócios através de testes, entrevistas e a construção do software em si.
Primeiro passo foi a etapa de descoberta do cliente, na qual o primeiro modelo do negócio foi definido pelos sócios. A interação com clientes através de entrevistas e testes mostraram que o problema a ser resolvido pela startup era relevante e que a solução seria bem recebida por potenciais clientes.
Em seguida, o modelo foi validado através da construção de um produto mínimo viável, que apresenta as principais propostas da empresa para o mercado. Essa produto foi planejado, construído e colocado à disposição de clientes reais, oferecendo à equipe aprendizados sobre as verdadeiras necessidades do mercado, mantendo um custo de operação extremamente baixo.
O resultado apresentado é um modelo de negócios que possui hipóteses validadas por intenções reais de compra e utilização do produto, com cerca de 1500 pessoas impactadas através de entrevistas e visitas ao site, 170 usuários cadastrados e duas transações já realizadas ao final do trabalho.

Trabalho de Formatura Completo


Prêmio Otto Bekman

Análise do portfólio de produtos e definição estratégica de precificação baseada em valor
Autor: Barbara Bugno Moral
Orientador: Prof. Dr. Eduardo de Senzi Zancul

RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo a aplicação de metodologias de análise do portfólio, a fim de criar uma estratégia de precificação baseada em valor para uma varejista de móveis. Apesar de a literatura reconhecer a importância de desenvolver uma estratégia de preços que considere o valor percebido pelo consumidor, ainda hoje muitos gerentes e administradores enfrentam dificuldades em precificar adequadamente seu portfólio de produtos. A ausência de técnicas práticas que possam traduzir efetivamente a estratégia de precificação baseada em valor para os preços faz com que muitos administradores de empresas enxerguem a precificação baseada em valor como complexa e custosa. No dia-a-dia, eles acabam adotando práticas mais simples e às vezes míopes, baseadas apenas em mark-up sobre custos.
A MóveisCo, empresa estudada nesse projeto, enfrentava este problema. Com base em pesquisas realizadas junto a consumidores, incluindo uma pesquisa no modelo de Van Westendorp, bem como análise do portfólio da empresa, foi possível desenvolver uma estratégia que foca no aumento da rentabilidade em cada categoria de produtos oferecida pela MóveisCo. Para isso foram consideradas diferentes faixas de preço por tipo de produto, a fim de melhor refletir diferentes qualidades percebidas pelos consumidores. É estimado que o trabalho possa gerar ganhos de margem significativos à MóveisCo. Além disso, acredita-se que as metodologias aqui desenvolvidas possam ser aplicadas a outras empresas varejistas, não apenas do setor de móveis, mas também de outras áreas já maduras, como vestuário.

Trabalho de Formatura Completo


Menção Honrosa

Desenvolvimento de um produto aplicado ao setor aéreo com foco em acessibilidade para deficientes físicos
Autor: Guilherme Kok
Orientador: Prof. Dr. Eduardo de Senzi Zancul

RESUMO:
Em um mundo globalizado que é dinâmico em quase todos os aspectos, a mobilidade é uma condição sine qua non. No entanto, para pessoas com deficiência, a mobilidade ainda é um “artigo de luxo” nos aviões e aeroportos, problema este que é intensificado pela tendência de adensamento das cabines de aeronaves para manter custos baixos e promover a expansão deste meio de transporte. Os obstáculos que os deficientes têm que se sujeitar nos aeroportos e aviões não se restringem apenas ao aspecto físico, mas também a comportamentais e atitudinais dos funcionários das companhias aéreas e dos aeroportos. Embora estes aspectos sejam indispensáveis para os deficientes e geralmente garantidos por lei, ainda são pouco observados ou até mesmo ignorados.
Tendo isto em vista, a Embraer estabeleceu uma parceria com a Universidade de São Paulo e a Universidade de Stanford, no contexto da disciplina ME310 ministrada pela universidade americana, para desenvolver soluções que melhorassem a experiência de voo para as pessoas com mobilidade reduzida. Durante nove meses, a equipe iterou pelos ciclos do design thinking, abordando questões como geração de empatia, (re)definição contínua do problema, ideação, prototipagem rápida e testes com o usuários. Por meio desse processo, foram desenvolvidas duas soluções complementares – uma em cada universidade – para lidar com os principais pontos críticos identificados.
O presente trabalho tem como objetivo primário a descrição do processo de desenvolvimento de produto que culminou na criação de uma cadeira de rodas para o corredor do avião. Esta cadeira, desenvolvida pela equipe brasileira, facilita o embarque e desembarque, além de prover maior controle, independência e segurança ao usuário. Adicionalmente, como objetivo secundário, buscou-se neste trabalho examinar a aplicabilidade do design thinking como uma ferramenta para a mitigação de incertezas no desenvolvimento de inovações.
Os resultados indicam que o design thinking pode ser usado como uma ferramenta para mitigar incertezas no desenvolvimento de projetos inovadores. A geração de empatia, a prototipagem rápida, o incentivo à exploração de espaços do design desconhecidos e a constante alternância entre o pensamento divergente e convergente aceleram o aprendizado. Conclui-se também que o modelo de planejamento orientado por aprendizado é compatível com o design thinking e que há uma oportunidade para integrar estas duas ferramentas.

Trabalho de Formatura Completo


Finalista

Contribuições para delineamento de experimentos
Autor: Yohanis Fuks
Orientadora: Profa. Dra. Linda Lee Ho

RESUMO:
O trabalho desenvolvido é capaz de reduzir o custo para levantamento de informação sobre produtos e processos através de experimentos. Este trabalho conta com uma revisão bibliográfica para auxiliar no planejamento dos experimentos levando em conta diversas restrições enfrentadas pelas indústrias. O trabalho resultou na programação de um sistema capaz de fornecer os melhores planos de experimentação para o usuário, segundo as restrições do usuário. O sistema abrange delineamentos split-split-plot e split-split-split-plot, usando 16 ou 32 experimentos não replicados.

Trabalho de Formatura Completo


Finalista

Valoração relativa e benchmarking de gestores aeroportuários internacionais: estudo de caso para os aeroportos internacionais de São Paulo e de Sydney
Autor: Oswaldo Paradelo Costa
Orientador: Prof. Dr. João Amato Neto

RESUMO:
Este trabalho propõe-se a elaborar um modelo de valoração econômico-financeira de ativos aeroportuários. Para tal, é realizado um estudo do modelo de negócios praticado por gestores aeroportuários ao redor do mundo e uma análise dos principais aspectos operacionais e estratégicos que impactam a geração de valor e de caixa por parte dos aeroportos analisados.
Dois aeroportos serviram como exemplo para a aplicação do método de solução do problema apresentado neste trabalho: o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) e o Aeroporto Internacional de Sydney (SYD). Os resultados de valoração financeira são determinados para os dois aeroportos, observando aspectos operacionais e estratégicos que impactam em sua operação e analisando as transações nas quais estes dois ativos estiveram presentes nos últimos anos. Por fim, é realizada uma discussão dos aspectos operacionais que mais impactam a valoração de aeroportos e o modelo é validado por meio da verificação dos valores obtidos por terceiros quando outros métodos são aplicados.

Trabalho de Formatura Completo


Finalista

Controle de estoques em uma cadeia de suprimentos de bens de consumo
Autor: Débora Mayumi Kano
Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio de Mesquita

RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo avaliar e propor melhorias nos modelos de previsão de demanda e controle de estoques de uma empresa de varejo de moda íntima. A organização opera com fornecedores nacionais e internacionais e possui atualmente 21 lojas no país. Pelo grande número de pontos de venda e itens, e pelo alto dinamismo do setor, a gestão de estoques é de grande relevância.
O modelo de estoques utilizado atualmente é baseado em previsão de demanda por meio de um cálculo simples que considera a demanda estacionária. Os lotes de compra dimensionados a partir desse método de previsão para cobrir os lead times dos fornecedores costumam ser grandes. Além disso, a frequência de pedidos é irregular e os períodos sem ordens de compras são longos.
O trabalho considera três modelos de previsão: suavização exponencial simples, suavização exponencial com tendência e suavização exponencial com tendência e sazonalidade. O modelo de controle de estoques avaliado é do tipo time-phased baseado em previsão de demanda e estoques projetados.
A partir das séries históricas de vendas, calibram-se os modelos de previsão e realizam-se simulações dos modelos de estoque e compras para os meses de 2014. Com isso foi possível avaliar indicadores de estoque e tamanhos de lote, que permitiu determinar um período de revisão ideal para cada linha de produtos. A recomendação é que estes períodos sejam testados pela empresa e que sejam levadas aos fornecedores propostas que permitam

Trabalho de Formatura Completo