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Premiados de 2016

Prêmio Otto Bekman

Improving capacity utilization in an auto parts supplier through wcm methods and tools
Autor: Flávio Casazza
Orientador: Prof. Dr. Dario Ikuo Miyake

RESUMO:
This dissertation explores the benefits of World Class Manufacturing (WCM) in a medium size automotive industry supplier company: Giobert Spa. The primary goal is to lower costs by increasing production capacity utilization rate of the plant where the study was developed. The increase of production capacity is achieved through an adaption of the problem solving process proposed by Liker together with the Single Minute Exchange of Die method proposed by Shingo. The current plant situation and the stratification of the present losses has been assessed through the analysis conducted on data collected. The too long changeover duration has been identified as the major waste and therefore, it causes the major decrease in capacity utilization rate. It was identified through the use of WCM tools, such as 5W+1H, Overall Equipment Effectiveness indicator, Ishikawa diagram and 5 Whys. Furthermore, these tools and techniques, together with the SMED method, helped in finding the root causes of the problem and the identification of 12 possible countermeasures. This study analyzes and proposes a plan of implementation of the six countermeasures that would lead the best improvements in terms of changeover duration for the present company situation. Here, a full implementation of the proposed countermeasures would lead to a reduction in time spent during changeovers of the 72%, obtaining an estimated economical saving greater than 40000€ per year. From the results, it appears clear that WCM methodology utilization is an effective way to achieve operational cost reduction, increasing the company competitiveness.

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Finalista

Resolução de um problema de localização e roteirização de veículos na indústria de transformação de vidro
Autor: Caio Mezzeti Giordano
Orientadora: Profa. Dra. Débora Pretti Ronconi

RESUMO:
Este trabalho buscou estudar o modelo de distribuição de uma empresa de transformação de vidros, identificando ineficiências e buscando propor, com o auxilio de técnicas de pesquisa operacional, uma configuração de transporte mais eficiente. Decidiu-se concentrar as analises nas operações da empresa na Noruega, em que se tem um alto e importante custo de transporte. Para otimização da distribuição da empresa considerou-se a otimização dos roteiros de entrega e a possibilidade de utilização de novos centros de distribuição. Tem-se, portanto, um problema misto de localização e de roteirização de veículos com particularidades como frota homogênea e janelas de tempo. Desenvolve-se também a modelagem matemática do problema caracterizado como de programação linear inteira mista (PLIM). Dado o caráter NP-hard do problema utilizou-se uma heurística construtiva sequencial para obtenção de soluções de boa qualidade para o problema em sua dimensão completa. O trabalho permitiu a proposição de um novo modelo de distribuição, com a utilização de dois centros de distribuição, o que resultou em importantes economias nos custos de distribuição da empresa. Discorre-se, ainda, sobre a metodologia de levantamento de dados e de implementação da solução na empresa e sobre possíveis replicações do processo de otimização descrito em outras unidades da empresa.

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Finalista

Application of agent based simulation to analyze the impact of tax policy on the Brazilian soy supply chain
Autor: Carlos Henrique Viégas de Rosis
Orientadora: Prof. Dr. Marco Aurélio de Mesquita

RESUMO:
Agent Based Simulations is a relatively new tool if compared to Discrete Events Simulations or System Dynamics, as such, this approach does not yet have consolidated tools and methods, still, its applications have been growing in potential, number and notoriety over the years. In this context, this work seeks to demonstrate the feasibility of such method by applying to a relevant production engineering problem.
In this work, the mentioned method was applied to the evaluate the impact of the current tax policy in the soy supply chain efficiency because, even though this sector is growing rapidly and consistently every year, the current tax structure induces logistic and tributary tradeoffs, which contribute for an inefficient system. In addition, an almost exclusive use of grain infrastructure by soy, soy meal and corn, and great availability of information and data allow a good representation of reality with the development of a model. The conceived model allocates the production of corn, soy and soymeal in their respective supply chains, according to grains harvests over time, ports capacities, transportation costs and storage costs.
The insights given by the model point out that a path dependent tax system in Brazil‘s grain logistics contributes for inefficient allocation of grains, contributing for idle soy processing plants while increasing the seasonal character of grain flows in the infrastructure, thus increasing congestions at ports. Furthermore, this work shows that the chosen solution is adequate to simulate supply chains by balancing the model’s complexity and accuracy.

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Finalista

Sistema de custeio em uma clínica de cardiologia não invasivo
Autor: Eduardo Rizzo Assef
Orientadora: Prof. Dr. Clovis Armando Alvarenga Netto

RESUMO:
O objetivo do presente trabalho consiste na aplicação de um sistema de custeio em uma clinica de cardiologia não invasiva que forneça um retrato de sua atual estrutura de custos e da rentabilidade de cada exame e convenio medico. Pela ausência de uma gestão eficiente e profissional, espera-se que este trabalho possa não só́ auxiliar a clinica em estudo, mas também evidenciar para as demais empresas do setor a importância do conhecimento de custos para a obtenção de sucesso em seus negócios.
Para o desenvolvimento do trabalho, foi escolhida uma clinica de cardiologia não invasiva de pequeno porte cujos principais clientes consistem em convênios médicos. Assim como a maioria das empresas do setor, desconhece sua estrutura de custos e a importância de cada exame e convenio para suas operações.
Tendo em vista os objetivos propostos e os problemas e necessidades da clinica em estudo, optou-se por aplicar o Activity-Based Costing (Custeio baseado em atividades – ABC) associado ao custeio variável na tentativa de usufruir as vantagens de ambos os métodos. Com a aplicação do ABC, primeiramente, serão analisadas de que forma e com que intensidade os recursos são consumidos pelas atividades e onde seu consumo está concentrado ao longo do processo de realização de um exame; pretende-se, também, calcular o custo total e a lucratividade por exame e convenio. A partir do custeio variável, por sua vez, serão calculadas as margens de contribuição associadas a cada um dos exames e convênios médicos, identificando a real relevância de cada um deles para a clinica.
Por meio do mapeamento do consumo dos recursos e do retorno dos exames e convênios, os resultados do trabalho fornecem uma poderosa ferramenta de auxilio às tomadas de decisão para o administrador. De posse dessas informações, torna-se capaz de embasar decisões operacionais, táticas e estratégicas e estabelecer medidas de controle e planejamento. O modelo de custeio desenvolvido permite também que analises de sensibilidade dos resultados sejam realizadas, modificando-se o numero de exames, o preço por exame e o custo de cada recurso.

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Finalista

Valoração de uma empresa do setor imobiliário em contexto de instabilidade do preço do aluguel
Autor: Gabriel Fonseca Francisco
Orientador: Prof. Dr. Erik Eduardo Rego

RESUMO:
Este trabalho apresenta uma aplicação pratica dos conceitos de contabilidade, finanças corporativas, estatística e regressão linear com o intuito de precificar as ações de uma empresa do setor imobiliário e realizar uma recomendação de investimento nas mesmas.
Desenvolveu-se um método para direcionar o processo de se atingir a valoração da empresa, consistindo na elaboração de um modelo de regressão para a previsão de receitas futuras e incorporação das estimativas obtidas nas premissas econômico-financeiras.
Inicialmente, escolheram-se as variáveis independentes candidatas a compor o modelo de regressão linear, bem como seus termos derivados de ordem superior. Em seguida, procedeu- se à elaboração de modelos alternativos de regressão linear segundo diferentes metodologias de seleção de variáveis, sendo verificadas as hipóteses de regressão para cada versão gerada e decidindo-se pela escolha de um modelo final segundo critérios levantados na literatura.
O passo seguinte constituiu-se pela incorporação das previsões obtidas a partir do modelo de regressão linear escolhido a um modelo financeiro que se destina à previsão dos três demonstrativos financeiros fundamentais da empresa avaliada, a saber balanço patrimonial, demonstrativo de resultado de exercício e demonstrativo de fluxo de caixa, bem como as taxas de desconto necessárias para obtenção de um preço-alvo em doze meses da empresa analisada segundo a metodologia de fluxo de caixa para a firma.
Finalmente, efetuou-se uma analise de sensibilidade para avaliar o comportamento dos resultados obtidos em cenários diferentes dos adotados pelo autor, concluindo-se pela recomendação de compra das ações da empresa avaliada devido à existência de potencial de retorno ao investimento na maioria dos cenários contemplados bem como no caso base.

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Finalista

Study of low-cost bus business model and their application in Brazil
Autor: Pedro Siqueira de Magalhães
Orientadora: Prof. Dr. Roberto Marx

RESUMO:
The purpose of this work is to identify low-cost bus business models from different parts of the world and check their applicability in the Brazilian market. It also identifies crucial factors to the development of that kind of business and investigates the relationship between low-cost buses and other modes of transport. To achieve those goals, the demand in Brazil was deeply analyzed and potential routes to the development of a low-cost bus business model were identified. Two of those corridors were compared qualitatively and quantitatively to 28 routes in Europe and in the United States, through analyses for the low-cost bus system and all its competitors and substitutes. Additionally, ideas of business implementation were presented. The research concludes that low-cost bus business models are potentially applicable in the Brazilian market. It revealed that recent changes in regulation were a determining factor for this kind of business. Finally, this study discusses the many benefits that may arise from the implementation of a low-cost bus business and suggests further analysis on the Brazilian bus market.

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