Fale conoscoFacebookYoutubeLinkedin

Premiados de 2019

Prêmio Otto Bekman

Analise de processo de fabricação de bicicletas e aplicação de melhorias para redução de estoques
Autora: Denis Eduardo Claudino de Azevedo
Orientador: Prof. Dr. Paulino Graciano Francischini

Resumo:

O estudo teve por objeto uma fabrica de bicicletas instalada no Nordeste do Brasil em que se verificaram posições de estoques médios de produto em processo e de produto acabado consideradas elevadas por suas principais lideranças. A divisão de fabricação de aros de roda é considerada critica ao processo global em razão de sua menor expansividade a picos de demanda e aos recursos produtivos nela envolvidos. Definiu-se por objetivo a redução das posições de estoques medias de bicicletas e do componente aro enraiado. Ao longo do período de um ano foram realizadas visitas à planta produtiva para analise e descrição dos processos, definição dos recursos críticos ao desempenho planejado e compreensão de oportunidades de melhoria. Para o estagio inicial de atingimento do objetivo, foram desenvolvidos um mapeamento de fluxo de valor e um fluxograma de processo da divisão de fabricação de rodas, seguidos pela criação de novas diretrizes de manutenção autônoma e de manutenção preventiva de equipamentos críticos, de plano de capacitação de colaboradores para operações complexas, de testes sobre equipamentos inativos, de proposição de novo layout para redução de perdas em etapas sem agregação de valor e de plano de rotatividade de uso de maquinas e robôs em suas novas posições, objetivando ganhos de produtividade de aros enraiados e de confiabilidade do processo. Espera-se a redução dos valores verificados dos indicadores de controle objetos do estudo, bem como a replicação dos procedimentos adotados a outras divisões e processos da fabrica para obtenção dos mesmos ganhos de produtividade e confiabilidade planejados do estudo.

Trabalho de Formatura Completo


Menção Honrosa

Ganho de escalabilidade e melhoria operacional na prevenção à lavagem de dinheiro de uma Fintech
Autor: Bruno Akira Koba Sato
Orientador: Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski

RESUMO:
O presente trabalho objetiva apresentar um plano completo de ações tomadas para ganho de escalabilidade e melhoria operacional na área de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) em uma fintech brasileira em plena expansão, bem como os resultados obtidos. A melhoria operacional na área de PLD da empresa poderia contribuir para a mitigação do risco regulatório ao qual a instituição está imposta, além de reduzir retrabalho e poupar recursos humanos e financeiros nas investigações de possíveis suspeitos de lavagem de dinheiro. A Prevenção à Lavagem de Dinheiro vem ganhando cada vez mais notoriedade no espaço político-econômico brasileiro, e se trata de uma pratica relativamente recente. A Lei no 9613 foi aprovada em 1998, e atribuiu maiores responsabilidades a pessoas físicas e jurídicas na identificação de clientes e atividades suspeitas de lavagem de dinheiro, sujeitando-as a penalidades administrativas pelo descumprimento das obrigações. O plano de melhoria operacional desenvolvido envolveu a exploração de duas principais frentes: (i) aumento da precisão dos alertas de identificação de casos suspeitos de lavagem de dinheiro, e (ii) aumento de produtividade dos analistas de PLD. A elaboração e execução do plano envolveu não somente o exercício de praticas de gestão, mas também a criação de ferramentas e o aprimoramento de analises e monitoramentos empregando big data. Após a implementação dos planos de ação, foi possível obter um ganho de cerca de 12 p.p. na taxa de precisão dos alertas de suspeitos de lavagem de dinheiro, e um aumento de cerca de 80% no numero de casos analisados por analista em cada dia – resultados considerados positivos dado a proposta inicial das ações planejadas.

Trabalho de Formatura Completo


Finalista

A study of insurance business models and its applicability in the Brazilian context
Autor: Lucas Motta Rocha
Orientador: Prof. Dr. Fernando José Barbin Laurindo

RESUMO:
O presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de avaliação do valor justo de mercado do PagSeguro Digital Ltd., empresa brasileira atuante no setor de adquirência e meios de pagamento com capital aberto na Bolsa de Nova York (NYSE). O trabalho foi motivado pela atuação profissional do autor em uma empresa de investimentos com vasta experiência no setor de serviços financeiros. A metodologia empregada envolveu o estudo de conceitos de contabilidade e de avaliação de investimentos. Procedeu-se, então, ao estudo da estrutura do setor de pagamentos no Brasil, com mapeamento das principais empresas, cadeia de valor e potencial de crescimento. De posse dessas informações, realizou-se a analise financeira da empresa, que foi amparada por estudos do histórico e da sua estratégia de crescimento. Esses conhecimentos embasaram a definição de premissas de desempenho futuro do PagSeguro e a construção de um modelo financeiro. O valor justo de mercado foi obtido pelo método do fluxo de caixa descontado para o acionista. Os resultados foram avaliados considerando analise relativa de valor. Com base nessa avaliação, foi fornecida uma recomendação acerca do investimento na empresa.

Trabalho de Formatura Completo


Finalista

Tópicos de Complexidade para a atuação profissional do engenheiro de produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Autor: Lucas Oliveira Tecchio
Orientador: Prof. Dr. Laerte Idal Sznelwar

RESUMO:
O curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) busca formar profissionais capazes de transformar organizações e de realizar elaboradas analises criticas. Espera-se que os egressos sejam aptos a trabalhar em organizações de diversos tipos, como industrias, empresas associadas ao setor financeiro, prestadoras de serviço ou de cunho governamental.
As teorias da Complexidade, elaboradas por inúmeros autores, questionam o papel da Educação na formação de pessoas que entendam problemas de caráter complexo – isto é, problemas que envolvem fatores interconectados e cujos efeitos afetam partes interessadas (conhecidas e desconhecidas) de formas inesperadas. Levando em consideração que o mercado de trabalho explorado pelos engenheiros de produção é complexo, é importante que o curso de Engenharia de Produção não apenas cumpra sua proposta, como também forme engenheiros capazes de integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
Este trabalho tem o objetivo de criar propostas de melhoria para o curso de Engenharia de Produção da EPUSP. Essas propostas são desenvolvidas com base nas teorias da Complexidade, nas leis e normas que regem os cursos de Engenharia de Produção, na proposta pedagógica da EPUSP e nas experiências e impressões de engenheiros de produção já́ formados pela instituição.
Para identificar os principais pontos de melhoria do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com engenheiros de produção. Os principais resultados obtidos foram analisados e discutidos, a fim de elaborar as propostas de melhoria. Foram consideradas também algumas iniciativas que outras universidades, nacionais e internacionais, realizaram para incluir a Complexidade na graduação.

Trabalho de Formatura Completo