\ Universidade de São Paulo - Sites > Departamento de Engenharia de Produção == > Destaques > Departamento de Engenharia de Produção comemora 65 anos com a inauguração do Bloco D1

Foto: Marcos Santos | Jornal da USP

2023 é o ano que o curso de Engenharia de Produção (PRO), o primeiro do país, celebra seus 65 anos!

Criado em maio de 1958, o Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), ao longo de sua trajetória, consolidou-se pela excelência e protagonismo na pesquisa, ensino, extensão, como também na internacionalização e inovação, sendo referência no desenvolvimento da área no Brasil.

Conciliando intensa atividade de produção acadêmica, com proximidade e parceria com o setor produtivo, o PRO acompanhou o desenvolvimento brasileiro, alinhado à perspectiva da inovação sustentável. Seu corpo docente propaga essa tradição que vem de seu fundador, o Prof. Ruy Aguiar da Silva Leme, que além de professor e pesquisador foi Presidente do Banco Central do Brasil e executivo de grandes empresas. Hoje, nosso corpo docente conta com pesquisadores que são referência internacional em suas áreas. O PRO, por contribuição tanto histórica como contemporânea, reforça o seu compromisso com a sociedade.

Com ensino de qualidade, reconhecido por órgãos nacionais e internacionais, o PRO não apenas formou milhares de engenheiras e engenheiros, mas também entregou diversos projetos focados no desenvolvimento do progresso humano. Em sua história, o PRO criou uma comunidade de egressos que conta com personalidades reconhecidas pelo mercado, entre empresários de destaques, inovadores de startups unicórnio, executivos, formuladores de políticas públicas, que causam impacto e são referências de liderança.

No dia 25 de maio, em comemoração aos seus 65 anos, o PRO, em conjunto com a Poli e a USP, promoveu o evento de inauguração do Bloco D1, cuja infraestrutura foi totalmente reformada pela USP. Suas três salas de aula foram adotadas por meio do Programa Parceiros da Poli pelos doadores Fundação Vanzolini, Rubens Ometto Silveira Mello e Taqtile. Com a adoção, as salas receberam tecnologias de apoio ao ensino de última geração, que permitem espaços participativos e reconfiguráveis, conectados e com apoio ao híbrido.

Agradecemos a participação de tod@s em especial aos componentes da mesa diretora do evento: Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior (Reitor da USP); Prof. Dr. Reinaldo Giudici, (Diretor da Escola Politécnica); Profª. Drª. Marly Monteiro de Carvalho (Chefe do Departamento de Engenharia de Produção); Dr. Rubens Ometto Silveira Mello (presidente dos conselhos de administração da Cosan, Raízen, Compass Gás e Energia, Comgás e Rumo); Prof. Dr. João Amato Neto (Presidente da Fundação Vanzolini); Prof. Dr. José Joaquim do Amaral Ferreira (Presidente do Conselho da Fundação Vanzolini); Prof. Dr. Artur Tavares Vilas Boas Ribeiro (representante da Taqtile).

Aguardem novas atividades comemorativas dos 65 anos do PRO!