Fale conoscoFacebookYoutubeLinkedin

PROGRAMAS E BOLSAS

O projeto pode ser realizado de forma voluntária, sem o recebimento de bolsa. Porém, existem diversas opções de bolsas oferecidas por diferentes fontes, conforme consta a seguir.

CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece bolsas nas duas modalidades: Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). A seleção é feita conforme regras do edital que é publicado normalmente nos meses de abril ou maio em https://prp.usp.br/iniciacao-cientifica-e-tecnologica. O orientador deve fazer a inscrição do projeto no sistema Atena no período informado no edital. Em seguida, o projeto será avaliado por um parecerista e classificado pela Comissão de Pesquisa da Escola Politécnica. A distribuição das bolsas é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa, conforme a demanda e a classificação dos projetos pelas Unidades. A vigência da bolsa é de 12 meses, de setembro a agosto do ano seguinte.

FAPESP
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) analisa pedidos de bolsas de iniciação científica ou tecnológica em fluxo contínuo, ou seja, podem ser submetidos a qualquer tempo. Para mais informações, acesse http://www.fapesp.br/248. O orientador deve submeter o pedido diretamente no sistema SAGe da FAPESP (sage.fapesp.br). A duração da bolsa é de 12 meses, podendo ser renovada, em condições excepcionais e muito bem definidas e justificadas, dependendo da análise de mérito. Não são concedidas bolsas por período inferior a 6 meses.

PUB – USP
O Programa Unificado de Bolsas da USP concede bolsas para projetos em três vertentes: ensino, pesquisa e cultura e extensão. Os projetos na vertente pesquisa podem ser equivalentes a projetos de iniciação científica ou tecnológica. Nesse programa, os alunos devem se inscrever nos projetos previamente cadastrados pelos docentes e aprovados. O edital é publicado normalmente no mês de maio em http://www.prg.usp.br. A duração da bolsa é de 12 meses, com vigência entre setembro e agosto do ano seguinte.

Sem bolsa ou para obtenção do Atestado de Conclusão
Os alunos que optarem por realizar a iniciação científica sem bolsa ou com outra bolsa que não pertença ao PIC (Programa de Iniciação Científica), e que desejarem uma declaração de que realizaram iniciação científica na universidade, podem ser cadastrados formalmente pelo seu orientador no sistema Atena. Neste caso, os estudantes devem cumprir as regras do PIC, ou seja, entregando relatórios parcial e final, participar do SIICUSP e ter a frequência necessária.

Para mais informações, acesse o “Guia para a Iniciação Científica e Tecnológica”, elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Prazos para cadastramento no Sistema Atena:

Iniciação Científica (IC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IT) sem bolsa: somente de 01 a 15 de março e 01 a 15 de setembro.

Projetos PUB: de 01 a 15 de setembro.

Iniciação Científica (IC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IT) com bolsa que não pertença ao PIC: fluxo contínuo (o cadastro poderá ser feito a qualquer tempo).