O projeto pode ser realizado de forma voluntária, sem o recebimento de bolsa. Porém, existem diversas opções de bolsas oferecidas por diferentes fontes, conforme consta a seguir.
CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece bolsas nas duas modalidades: Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). A seleção é feita conforme regras do edital que é publicado normalmente nos meses de abril ou maio em https://prp.usp.br/iniciacao-cientifica-e-tecnologica. O orientador deve fazer a inscrição do projeto no sistema Atena no período informado no edital. Em seguida, o projeto será avaliado por um parecerista e classificado pela Comissão de Pesquisa da Escola Politécnica. A distribuição das bolsas é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa, conforme a demanda e a classificação dos projetos pelas Unidades. A vigência da bolsa é de 12 meses, de setembro a agosto do ano seguinte.
FAPESP
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) analisa pedidos de bolsas de iniciação científica ou tecnológica em fluxo contínuo, ou seja, podem ser submetidos a qualquer tempo. Para mais informações, acesse http://www.fapesp.br/248. O orientador deve submeter o pedido diretamente no sistema SAGe da FAPESP (sage.fapesp.br). A duração da bolsa é de 12 meses, podendo ser renovada, em condições excepcionais e muito bem definidas e justificadas, dependendo da análise de mérito. Não são concedidas bolsas por período inferior a 6 meses.
PUB – USP
O Programa Unificado de Bolsas da USP concede bolsas para projetos em três vertentes: ensino, pesquisa e cultura e extensão. Os projetos na vertente pesquisa podem ser equivalentes a projetos de iniciação científica ou tecnológica. Nesse programa, os alunos devem se inscrever nos projetos previamente cadastrados pelos docentes e aprovados. O edital é publicado normalmente no mês de maio em http://www.prg.usp.br. A duração da bolsa é de 12 meses, com vigência entre setembro e agosto do ano seguinte.
Para mais informações, acesse o “Guia para a Iniciação Científica e Tecnológica”, elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.
Copyright © 2025 Departamento de Engenharia de Produção | Produzido por SCS - Mídias Online