Lançamento do Programa Ambev On Poli-USP

Na quinta-feira, dia 13 de maio, às 17h30 foi realizado o Lançamento do Programa Ambev On Poli-USP, que é um convênio de cooperação firmado entre a Escola Politécnica (Poli) da USP e a empresa Ambev. O intuito da parceria é aprimorar a formação de estudantes para a inovação, com ênfase em temas relevantes para a sociedade, como a sustentabilidade, por meio de atividades de capacitação, orientação e também recursos para apoiar projetos realizados por equipes de estudantes.

A inauguração foi dividida em duas partes. Na primeira, membros da Poli e da Ambev falaram sobre os benefícios da cooperação para ambas as instituições. Enquanto, na segunda parte, foi apresentado o Desafio de Inovação para Equipes de Estudantes da Poli. O professor Eduardo Zancul, do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) e coordenador da Poli no consórcio, iniciou a primeira parte do evento apresentando a parceria e os convidados do lançamento. Em seguida, Dayane Faviero de Castro, gerente do projeto pela Ambev, explicou como iria funcionar o evento.

A professora Marly Monteiro, titular do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, comentou sobre os objetivos da Escola com a parceria e a empolgação da comunidade politécnica com isso. “A ideia do projeto é fazer um guarda-chuva de iniciativas, onde possamos agregar alunos, docentes e a comunidade USP para promover mentorias, cursos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)”, explica Marly. O professor Eduardo então apresentou o espaço físico Ambev On Poli-USP, que está sendo construído especialmente para ser um espaço de estudo, pesquisa e troca de experiências e aprendizados. Ele também ressaltou a importância dos alunos dos Grupos de Extensão que ajudaram na aprimoração do convênio durante os workshops.

Após isso, a palavra foi passada para Lucas Niemeyer, responsável pela área de talentos da Ambev, e enalteceu a importância do programa para construção e troca de aprendizados. Na sequência, o vídeo de apresentação do convênio foi transmitido, mostrando detalhes sobre a iniciativa. Elana Kely, responsável pelo recrutamento de talentos, explicou sobre o Projeto On, que é a marca de aprendizagem e conexão com o ecossistema da Ambev. A Ambev On nasceu em 2020 a partir de uma reformulação da Universidade Ambev, um programa da Ambev focado no desenvolvimento dos funcionários, que com o novo formato passou a auxiliar no desenvolvimento de outras instituições também.

O vice-diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, explanou sobre a importância do empreendedorismo nas Universidades e como as instituições de ensino estão sempre se reinventando, sendo esse programa um exemplo disso. Ele também aproveitou para ressaltar a importância da iniciativa para agregar na formação dos futuros engenheiros e líderes.

Em seguida, o vice-diretor de sustentabilidade da Ambev, Rodrigo Figueiredo, relembrou a importância da Poli para sua formação e apontou o Programa Ambev On Poli-USP como uma iniciativa exemplo para outras Universidades. Mauricio Soufen, vice-presidente de Supply da Ambev, acredita que muitos projetos relevantes surgirão a partir da iniciativa.

A Diretora da Poli, professora Liedi Bernucci, agradeceu a todos os membros do projeto e celebrou a parceria. Ela comentou  as semelhanças dos valores da Poli e da Ambev. Além de destacar as contribuições da empresa para a formação dos estudantes da Poli.

Na segunda parte da cerimônia foi lançado o Desafio de Inovação para Equipes de Estudantes, chamado de o Desafio da Garrafa 100% reciclada,  uma atividade multidisciplinar que vai desenvolver os alunos nos ramos da engenharia, reciclagem, inovação e sustentabilidade. O desafio contará com mentorias, imersões e lives da Ambev. O desafio será uma competição e a equipe vitoriosa ganhará um kindle 10ª Geração e uma visita às instalações da Ambev após a pandemia. As inscrições já estão abertas e encerram no dia 18 de maio. O resultado será anunciado dia 5 de Junho.

A Diretora Liedi finalizou o lançamento reiterando os agradecimentos à equipe da Ambev pelo trabalho e pela parceria com a Poli.

Assista a cerimônia de lançamento na integra aqui.

Texto produzido pela Comunicação da Poli-USP, no link.

Site do Programa Ambev On Poli-USP: https://www.ambevonpoliusp.com/