Fale conoscoFacebookYoutubeLinkedin
\ Univ… > Depa… == > PRO… > Alun…

Aluno do PRO tem fotografia astronômica selecionada pela NASA

O aluno do quinto ano de Engenharia de Produção na Escola Politécnica (Poli) da USP, Gabriel Rodrigues Santos, tirou a foto astronômica selecionada para o NASA Astronomy Picture of the Day (APOD) do dia 26 de abril de 2021. O Astronomy Picture of the Day é um site mantido pela NASA e a Michigan Technological University, o qual expõe a cada dia uma nova fotografia do cosmo, junto a uma explicação sobre a imagem escrita por um astrônomo profissional. “É uma grande honra e uma alegria”, comemora o estudante.

A fotografia escolhida mostra três nebulosas brilhantes na constelação de Sagitário, próximas ao centro da Via Láctea, a região está há cerca de 5000 anos luz da Terra. Duas nebulosas da foto foram catalogadas por Charles Messier no século XVIII, a M8, também conhecida como Nebulosa da Lagoa, e a M20, chamada de Nebulosa Trífida. A terceira nebulosa foi catalogada como NGC 6559. Essas nebulosas são nuvens de gás e poeira nas quais ocorre intensa formação de estrelas, sendo conhecidas como “berçários de estrelas”.

A imagem criada por Gabriel é um mosaico formado por quatro fotografias adjacentes. Essas fotos foram capturadas durante quatro horas de exposição da câmera fotográfica ao decorrer de algumas noites em julho de 2020. As imagens foram tiradas em um sítio no sul do Estado de Minas Gerais, a uma distância considerável da luminosidade urbana, o que foi muito importante para capturar as imagens. “A temperatura naquelas noites de inverno chegou a zero grau enquanto a câmera estava capturando luz! Foi desafiador, mas valeu a pena”, acrescenta o aluno.

Para fotografar as nebulosas, o estudante utilizou um telescópio de 150mm de abertura e uma câmera digital semiprofissional de entrada. “O mais importante é o suporte para o conjunto, um equipamento chamado ‘montagem equatorial’, que permite o acompanhamento dos astros por longas exposições: um motor compensa a rotação da Terra, que causa o movimento das estrelas de leste para oeste”, explica o aluno.

A astrofotografia é um da fotografia especializada em capturar imagens de corpos celestes. Para essa área, a engenharia é muito importante. “Tem muita engenharia por trás também, e costumo aplicar o que aprendo em disciplinas da Poli no hobby, desde projetar peças mecânicas, até algumas técnicas para gerenciar os arquivos e processar as imagens. No final, é uma grande fonte de aprendizado e de experiências”, fala o futuro engenheiro.

A relação de Gabriel com a astrofotografia começou quando ele tinha 12 anos e tirou sua primeira foto do cosmo com uma câmera comum. “Um pouco depois pude comprar uma câmera DSLR (que permite troca de lente e ajustes manuais), e comecei a me interessar mais por fotografar as estrelas. Na época tinha 13 anos”.

“Mesmo com todas as dificuldades que estamos passando, olhar para o céu é uma fonte de esperança. As noites em casa em tempos de isolamento social podem ganhar nova dimensão ao buscar conhecer mais sobre astronomia e olhar as estrelas – o convite está sempre feito”, finaliza Gabriel.

Acesse o site da Astronomy Picture of the Day e veja a fotografia tirada pelo Gabriel aqui.


 

Texto elaborado pela Comunicação da Poli-USP, neste link.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*