Fale conoscoFacebookYoutubeLinkedin
\ Universidade de São Paulo - Sites > Departamento de Engenharia de Produção == > PRO na Mídia > Logística reversa: entraves e benefícios para a sociedade

Logística reversa: entraves e benefícios para a sociedade

Estabelecida como Lei Federal 12.305/2010, a logística reversa possui o intuito de modificar a destinação dos resíduos sólidos e o descarte incorreto de lixo. No Brasil, em 2020, pouco mais de 30 milhões de toneladas de resíduos sólidos tiveram como destino aterros sanitários ou lixões. Segundo a lei da logística reversa, tudo o que é produzido por empresas deve voltar à própria para promover uma correta destinação e, para isso, firmam-se acordos entre os setores público e privado, que se responsabilizam por tais medidas.

“A partir do momento que as empresas precisam fazer, elas vão procurar formas econômicas eficientes e práticas para que aquilo seja feito. E daí surge todo um ecossistema de negócios para suportar a empresa, porque ela não vai de uma hora para outra se tornar especialista em descarte”, comenta Daniel de Oliveira Mota, professor de Engenharia de Produção na Poli.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.