\ Universidade de São Paulo - Sites > Departamento de Engenharia de Produção == > Destaques > Pesquisador Pedro Gerber Machado é eleito para o Conselho para Pesquisa e Inovação da USP

O pesquisador do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Pedro Gerber Machado, foi eleito com 82 votos para o cargo de suplente no Conselho de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo em eleição online que ocorreu no dia 24 de agosto.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pedro Gerber Machado cursou mestrado e doutorado em Planejamento Energético pela Unicamp, foi pesquisador de Pós-Doutorado no Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE) e na Imperial College, em Londres. Atualmente tem como supervisora a Prof.a Dra. Celma Oliveira Ribeiro, Vice-Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP.

Pela primeira vez Pós-Doutorandos irão compor o Conselho de Pesquisa e Inovação da USP, de acordo com a portaria Nº 8185. Além do Pedro Gerber Machado mais cinco nomes foram eleitos para representar os mais de 2700 Pós-Docs, são eles, Mariana de Carvalho Dolci (FSP), Bruna Santos Honório Tonin (FORP), Fellipe de Andrade Abreu e Lima (FAU), Sandra Maria Cerqueira da Silva (FEA) e Nina Lys de Abreu Nunes (FFCLRP).

Sobre o conselho

Ao Conselho de Pesquisa e Inovação compete traçar diretrizes para orientar a ação da Universidade no campo da pesquisa e zelar, por meio de avaliação periódica, pela sua qualidade, bem como estimular a inovação e harmonizar a atividade dos órgãos que promovem a inovação associados ou pertencentes à Universidade de São Paulo.

O Conselho de Pesquisa e Inovação é um dos Conselhos Centrais da Universidade de São Paulo (conforme Capítulo III, art. 24 do Estatuto da Universidade), tendo sido criado mediante a fundação da Pró-Reitoria de Pesquisa, em 1988. As primeiras reuniões do órgão ocorreram em março de 1989. Formado a partir de membros que emanam das Comissões de Pesquisa de cada uma das Unidades, Museus e Institutos Especializados da Universidade, bem como por representação discente, o Conselho busca trazer a vivência de cada área do conhecimento para as discussões acerca das políticas de pesquisa globais da USP. Dessa forma, todas as Unidades se encontram nele representadas.